Mantenha a prática de atividades físicas no inverno

jul 7, 2017

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Mantenha a prática de atividades físicas no inverno

Mantenha a prática de atividades físicas no inverno

Publicado em : Artigos em por : admin

Com as quedas na temperatura, o que mais queremos fazer é ficar no sofá, embaixo do edredom, comer mais massas e tomar chocolate quente. Isso nos leva a ingerir mais calorias e a reduzir a prática de atividades físicas, resultando no aumento de peso.

Lembre-se de que é importante pensar na sua qualidade de vida o ano todo, não apenas no verão. Existem algumas atividades aeróbicas mais simples de serem praticadas, como caminhada, corrida e pedalada. Ao realiza-las, você queima as calorias extras consumidas e ainda deixa os músculos torneados.

Confira abaixo algumas orientações para garantir que seu corpo fique mais aquecido e sua saúde protegida no inverno.

1. Alongamento

Dedique uns minutos extras para alongar seu corpo. Com o frio, os músculos tendem a ficar mais contraídos, o que torna indispensável alongar-se mais no inverno para estimular a flexibilidade, a amplitude das articulações e, inclusive, para melhorar sua postura.

Existem diversos tipos de alongamentos que preparam seu corpo para as atividades físicas. Comece alongando costas, peitoral e quadríceps. Depois, vá para os membros que serão mais exigidos durante a atividade física, alongando ombros, tríceps, panturrilhas e glúteos.

2. Aquecimento

O aquecimento antes dos exercícios físicos também deve ser prolongado. Afinal, seus músculos estarão mais contraídos e seu corpo precisará se preparar antes de iniciar a atividade. Pegar pesado na corrida, por exemplo, sem se aquecer antes pode resultar em problemas como dores e lesões musculares.

Após alongar-se, o que já faz parte do aquecimento, faça movimentos de rotação, pequenos saltos e outras movimentações mais suaves. Isso despertará seu organismo para o esforço que virá a seguir.

O tempo de aquecimento também precisa ser maior por causa das temperaturas mais baixas. O recomendado é se aquecer por pelo menos 20 minutos.

3. Intervalos durante os exercícios

Os intervalos são essenciais para respeitar o limite do seu corpo e contribuir com o melhor desempenho na prática da atividade. Porém eles devem ser mais breves, a fim de garantir que seu corpo permaneça aquecido.

4. Hidratação

Não é porque suamos menos no inverno que podemos descuidar da hidratação. A recomendação de beber pelo menos dois litros de água por dia é válida para o ano inteiro e seu corpo precisa ser hidratado antes, durante e depois das atividades físicas.

Para ajudar a lembrar-se da ingestão de líquidos em todas essas etapas, tenha sempre junto a você uma garrafinha de água.

Leia também: Cinco maneiras de manter a saúde com a chegada da estação.

5. Roupas adequadas

Use roupas que conservem o calor de seu corpo, contudo elas devem ser leves e confortáveis, para não atrapalhar os movimentos que você precisa realizar durante o exercício escolhido. Dê preferência a tecidos com maior elasticidade e modelagens que permitam amplitude aos movimentos que você pretende executar.

Deixe a preguiça de lado, coloque músicas animadas em seu fone de ouvido e mexa-se para queimar as calorias extras e manter seu corpo mais aquecido. A qualidade de vida deve acompanhar você em todas as estações do ano.