O tão esperado bebê nasceu, e agora?

ago 1, 2017

0
O tão esperado bebê nasceu, e agora?

O tão esperado bebê nasceu, e agora?

Publicado em : Artigos em por : admin

Ele chegou! E já está enchendo a casa de alegria. Os primeiros dias após o nascimento de um bebê geram mudanças na rotina, trazem novas experiências e principalmente, exigem certos cuidados para que você, mamãe, esteja preparada para realizar algumas tarefas e não ser pega de surpresa. Lembre-se: eles crescem rápido e logo não caberão mais no colo. Por isso, selecionamos algumas dicas para auxiliar as mamães a curtirem os primeiros dias com o bebê, de forma mais tranquila.

Sono

Para o bebê, tudo é novidade. O organismo está se adaptando com horários, ambiente e novas sensações. Nos primeiros momentos é natural que o bebê durma bastante, alternando entre períodos do dia e da noite, por isso, respeite os sinais de que o pequeno dá, sinalizando que está com sono. Bocejos e mãos esfregando os olhos são umas das formas da criança demonstrar que é hora do soninho. Deixe-o descansar, e enquanto ele dormir, aproveite também para relaxar – repondo as energias, dormindo ou tomando um banho demorado. Com o passar do tempo, você pode auxiliar o bebê a criar uma rotina e um padrão de sono, conforme os intervalos ficam maiores.

Choro

O choro é, durante um bom tempo, a forma que o bebê encontra para se comunicar. Então, mamãe e papai, ele vai chorar sim. Mas isso não é motivo para preocupação. O choro demonstra alguma necessidade do bebê, no momento. Com o decorrer dos dias é possível reconhecer se a criança está com fome, sono, febre, fralda suja ou desejando um colo quentinho, pelo tipo de choro que apresenta. Para o conforto do seu bebê, busque entender o que o está incomodando. Caso o choro persistir, mesmo após todas as tentativas de acalmar o bebê, descubra junto ao pediatra qual o motivo.

Banho

O momento do banho é especial, tanto para o bebê quanto para os pais. Ele permite um vínculo ainda maior com o bebê, pois estimula o contato físico e a sensação de segurança, e o pequeno adora! Nos primeiros dias, até que a área umbilical esteja seca e protegida, utilize esponja para realizar o banho. Após isso, você pode realizar os banhos em uma banheira, com água morna em um nível médio. Quer saber se a temperatura da água está adequada? Coloque o cotovelo e note se está morninha. Quando o banho começar, ensaboe todas as partes, não esqueça das dobrinhas! Como os recém-nascidos perdem calor rapidamente, é importante que o banho seja rápido. Para facilitar, tenha por perto a toalha, o sabonete e o shampoo, e não esqueça de manter o ambiente quentinho.

Colo

Eles são tão frágeis que o medo às vezes aparece quando pegamos um bebê no colo! Mas calma, com alguns cuidados você tira de letra. A musculatura do pescoço dos recém-nascidos apresenta pouco desenvolvimento, por isso é preciso oferecer apoio para a cabeça e as costas. Uma dica: deixe a cabeça do bebê apoiada na dobra do cotovelo, enquanto as costas ficam no antebraço. Aproxime o pequeno ao seu corpo, para protegê-lo melhor. Nesta fase, evite muitos movimentos e também tome cuidado com a parte superior da cabeça, como os ossos do crânio ainda não estão completamente desenvolvidos, essa área não pode ser pressionada.