Alimentação: você está fazendo isso direito?

out 23, 2017

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Alimentação: você está fazendo isso direito?

Alimentação: você está fazendo isso direito?

Publicado em : Artigos em por : admin

A importância dos alimentos para o organismo é grande. Qualquer pessoa que busque uma vida saudável precisa primeiro observar o que escolhe para comer. Mais do que serem agradáveis ao paladar ou bonitos na foto das redes sociais, os alimentos que você ingere devem oferecer os nutrientes essenciais, nas quantidades adequadas, para garantir ao organismo um bom funcionamento. Para entender mais a respeito desse assunto, vem com a gente.

Nutrientes: os melhores amigos

Os alimentos são a fonte de todos os nutrientes não produzidos pelo corpo. Esses nutrientes são necessários para que o organismo desenvolva corretamente suas funções e esteja prevenido de doenças geradas pela má alimentação. Mas, quando se trata de nutrientes, é importante lembrar de dois pontos: variedade e quantidade adequadas.

Entre os alimentos existe uma divisão definida conforme os nutrientes que eles oferecem. Dependendo da classificação eles enquadram-se em micronutrientes (vitaminas e sais minerais) ou macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas). Vamos conhecer eles?

As vitaminas controlam as atividades das células, atuando em conjunto com algumas enzimas. Elas também fazem a manutenção de tecidos e fortalece o sistema imunológico. Existem diversos tipos de vitaminas, podendo encontra-las em diversos alimentos. Onde encontrar? Cereais integrais, cenoura, laranja, fígado, leite, batata-doce, banana e morango.

Os sais minerais são importantes para a sustentação de ossos e dentes e fornecem substâncias como cálcio, ferro, potássio, sódio e outros. Além disso, regulam líquidos corporais. Onde encontrar? Água, legumes, verduras, leite, frutas, tomate, salmão, pepino e couve.

Os carboidratos oferecem energia e nutrem células do sistema nervoso central. Atividades como trabalhar, andar e que exigem movimentação dos membros só são realizadas por causa da presença dos carboidratos. O cérebro também é beneficiado por eles. Onde encontrar? Massas em geral, pães, aveia, arroz e cereais.

Os lipídios absorvem algumas vitaminas e servem de reserva de energia. Funcionam muito bem como isolantes térmicos, protegendo o corpo de baixas temperaturas. Onde encontrar? Abacate, ovos, azeite de oliva, coco, gordura de carnes e leites e óleos vegetais.

As proteínas fazem a manutenção dos tecidos do corpo, auxiliam na formação dos músculos e promovem o crescimento. Além disso, produzem anticorpos e hormônios e repõe o gasto energético das células. Onde encontrar? Lacticínios, sementes, peixes, arroz, feijão e carnes.

Comer direito é questão de hábito

Quando a questão é alimentação, alimente-se com calma. O corpo, para processar corretamente todos os nutrientes, precisa de tempo. A dica é que você mastigue bem os alimentos, facilitando assim a digestão. A pressa e a ansiedade impedem que a ingestão seja feita de maneira adequada.

Acostume seu organismo e crie uma rotina. Padronizar os horários de alimentação permite que o corpo regule corretamente as questões nutricionais e hormonais. Vale lembrar que o lanchinho é bem-vindo sim! Optar por apenas 3 refeições por dia não é uma boa ideia. A cada 3 horas, tenha em mãos um lanche saudável ou frutas, para saciar a fome. Assim, você pode ter três refeições principais e intercalar com as refeições menores, nos intervalos dos períodos.

Frutas e alimentos integrais não podem faltar

Como fontes de fibras, minerais e vitaminas, as frutas são campeãs no quesito nutrição. Então, escolha conforme sua preferência e sempre tenha uma por perto, para você saborear. Os alimentos integrais também são importantes, pois mantem os níveis de açúcar no sangue, oferecem fibras e controlam o colesterol.

Mais algumas observações!

Os líquidos são responsáveis por manter a hidratação adequada do corpo e facilitar o transporte de nutrientes. Não espere a sede aparecer. Alimentar-se corretamente é questão de hábito, tomar líquidos também.

Leitor! Se possível, evite industrializados. Em função das substâncias químicas presentes nesses produtos, se consumidos em excesso, eles podem demandar do organismo um grande trabalho e prejudica-lo. A química dos produtos industrializados prejudica o bom funcionamento do organismo, como é o exemplo dos acidulantes que descalcificam ossos e dentes. Sugere-se que o consumo de álcool e o fumo sejam evitados.

Para manter um organismo saudável e equilibrado, siga as dicas acima e alie a isso a pratica de atividades físicas. Pelo menos 30 minutos por dia!

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Para ampliar ainda mais o cuidado com o seu organismo evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Não esqueça: uma alimentação rica e saudável é questão de hábito, por isso, para ajudar você lembramos: já está na hora de você se alimentar?

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