Cuide da pele e aproveite o verão

nov 16, 2017

0
Cuide da pele e aproveite o verão

Cuide da pele e aproveite o verão

Publicado em : Artigos em por : admin

Ah, o verão. A estação do calor, sol, praia e piscina é a mesma estação que pede cuidados especiais com a pele. Afinal, pensar na saúde, nesse período, é essencial para que você possa aproveitar da melhor forma os benefícios da estação mais quente do ano. Antes de correr para a praia ou dar o primeiro mergulho, leia nossas sugestões de cuidados.

Líquidos: não esqueça deles

No período do verão, a perda de líquidos por meio da transpiração é ainda maior. O sangue é o que perde mais água, quando transpiramos. Por isso, hidratar continuamente torna-se importante, para que atividades cardiovasculares não fiquem comprometidas. A indicação é que 2 a 3 litros de líquido sejam ingeridos. Sucos a base de frutas são ótimas sugestões para substituir a água.

Xô, insetos

A incidência de insetos no verão é maior, em função disso, ter um repelente junto aos passeios é importante. As picadas dos mosquitos, além de serem incômodas, podem transmitir doenças. Independentemente do tipo de repelente que você escolher – creme, spray ou aerossol – aplique-o de maneira uniforme, dando principal atenção as pernas, braços e pescoço. Essas são as áreas do corpo preferidas pelos insetos. Nossa pele exala diversos cheiros que atraem os insetos. A atividade do repelente consiste em bloquear os receptores deles, já que usam as antenas para identificar odores, deixando-os assim desorientados, sem saber onde picar.

Protetor solar: use

Primavera, outono, inverno ou verão. Seja qual for a estação, é importante usar. Mas, na estação mais quente do ano, em função da maior incidência de calor e sol, a preocupação com o uso deve aumentar. Fazer a aplicação em todas as áreas que ficarão expostas ao sol, como também reaplicar em caso de transpiração ao praticar atividades físicas, são cuidados especiais para evitar queimaduras e complicações na pele.

Em praia e piscinas, a aplicação do protetor deve ser no mínimo a cada duas horas, sem esquecer de usar bonés e chapéus, para resguardar o rosto.

Hidratação corporal

Após exposição ao sol, busque hidratar a pele. Como ela fica mais seca no verão, hidrate o corpo lembrando-se especialmente das áreas mais secas, como pés, cotovelos e joelhos. Óleos corporais são indicados para prevenir a desidratação, pois formam uma película que protegem a superfície da pele.

Bronze saudável

Não é possível ficar com o bronze do verão em apenas um dia. Por isso, para evitar manchas indesejadas e envelhecimento precoce da pele, opte por usar protetor solar e escolher curtos períodos de tempo ao sol. Evite expor-se ao sol entre as 10 e 16 horas, pois os riscos para a saúde são maiores.

Alguns alimentos também são amigos do bronzeado, protegendo a pele de danos celulares causados pela radiação solar, além de auxiliarem na produção de melanina. São eles: laranja e acerola, água de coco, tomate, cenoura, mamãe e batata doce.

Cuidados com a depilação no verão

A depilação deixa a área de pele mais vulnerável. A área, além de receber hidratação, é importante evitar que a área tenha contato com substâncias alcoólicas. Usar filtro solar no local onde foi realizada a depilação é uma dica, para que não surjam manchas indesejadas.

Em caso de queimaduras

Aplicar produtos refrescantes e tomar banhos frios são atitudes que auxiliam no alívio da sensação de queimadura. Caso a queimadura tenha sido no rosto, uma dica é utilizar compressas frias com chá de camomila.Para amenizar o fato da pele descascar após a queimadura, sugere-se ainda mais hidratação. Sucos antioxidantes, como o de melancia, abacaxi e o de cenoura são ideais para isso. Evite expor-se novamente ao sol e retirar a pele que está descascando, pois essa serve de proteção para a pele nova que está nascendo.

Leia também: Maquiagem: em cada momento, uma escolha