Cuidados básicos com as crianças no verão

dez 12, 2017

0
Cuidados básicos com as crianças no verão

Cuidados básicos com as crianças no verão

Publicado em : Artigos em por : admin

Com a chegada do verão e das altas temperaturas existe uma tendência de sairmos para passear e viajar muito mais. Junto com a estação, também vem as férias escolares, deixando as crianças mais propensas a brincar e realizar atividades ao ar livre.

Para que seu verão seja só diversão, confira alguns cuidados que você deve ter com as crianças.

Segurança na água: um dos principais cuidados com as crianças no verão

Segundo dados do Ministério da Saúde (http://portalms.saude.gov.br/), mil crianças morrem afogadas por ano no Brasil, um número que representa o segundo tipo de acidente mais fatal em crianças até 14 anos.

Bastam alguns segundos para perder aos baixinhos de vista, por isso é preciso de atenção redobrada! Ao ir a praia ou piscina, destine um adulto para estar 100% focado na criança, sem distrações, principalmente quando se tratam de crianças menores.

Invista em aulas de natação

Uma opção para complementar os cuidados e a segurança das crianças é ensiná-las a nadar. Além de ser um ótimo exercício físico, fortalece o coração e tem efeitos psicológicos muito positivos, é também um aliado na proteção contra os afogamentos.

Aprenda a reanimação cardiorrespiratória

Você sabia que a cada minuto que passa, uma pessoa afogada perde 10% de chances de sobreviver? Adquirindo a habilidade de realizar uma reanimação cardiorrespiratória você pode prestar socorro tanto para crianças, quanto para adultos, salvando uma vida e revertendo um quadro de afogamento.

Use o colete salva vidas

O colete salva vidas é considerado um dos equipamentos mais seguros para entrar na água, pois abrange uma grande parte do corpo, muito mais que as famosas boias. Sempre que puder, prefira utilizar esse tipo de equipamento nas crianças.

Cuide com o sol

Crianças estão mais suscetíveis a passar mal em decorrência do calor. Além do protetor solar, existem outros cuidados para dar atenção, como nunca deixá-las dentro de carros estacionados, mesmo se as janelas estiverem abertas.

Outra dica para os dias de calor intenso é preferir roupas de cores claras e com tecidos leves. Use protetor solar com pelo menos FPS 30 e proteção UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B) toda vez que seus filhos saírem ao sol.

Mas atenção! Bebês com menos de seis meses não devem usar protetor solar e a partir dessa idade até os cinco anos, é recomendado usar filtros infantis especiais para crianças, pois esses contêm menor quantidade de substancias químicas.

Leia também: Cuide da pele e aproveite o verão

Mantenha os mosquitos longe

Afastando os insetos você protege a sua família de picadas de mosquitos transmissores de doenças como o vírus da Zika, Dengue e Chikungunya. Use um repelente eficaz enquanto as crianças estiverem expostas. Lembre-se de não aplicar nas mãos da criança, pois assim elas correm o risco de passar nos olhos ou até mesmo levar as mãos na boca.

Se o local conter maior incidência de mosquitos, e caso seja possível, prefira roupas de manga longa e de cor clara, pois roupas escuras atraem mais insetos. Instale telas e mosquiteiros na cama dos bebês. Mantenha as janelas de casa fechadas nos períodos do nascer e do pôr do sol. Além disso, o uso de ar condicionado também afasta os mosquitos.

Aposte na hidratação constante

Nós sabemos o quanto de energia as crianças dispõem, estão sempre correndo de um lado para outro. Literalmente não param! Somando isso ao calor, elas acabam perdendo muito líquido e sais minerais pelo suor, estando mais propensas a um quadro de desidratação.

rede_liderfarma_artigo_cuidados_kids_imagem

A desidratação causa cansaço, dor de cabeça, desregula o intestino e pode ocasionar até tonturas. Por isso, fique atento e incentive-as a tomar muita água nessa época do ano, acima dos níveis normais. Pode-se complementar a hidratação com sucos, chás gelados e água de coco, sendo a última muito boa para recompor sais minerais.

Tenha cuidado com a alimentação

Tenha cuidado redobrado ao fazer refeições fora de casa ou transportar alimentos no verão, pois eles costumam estragar muito mais rápido que o normal. Se puder, evite alimentos crus ou com leite, prefira os secos como bolachas e as frutas, ainda com casca, que além das vitaminas e minerais são mais seguras.

Manter o corpo hidratado previne uma intoxicação alimentar, mais um motivo para apostar na garrafinha de água e ter uma sempre por perto!
Com esses cuidados básicos você ficará longe de problemas neste verão! Curta a nossa página no Facebook e acompanhe novidades e outras dicas rápidas como essas.