Check-UP anual: importância para a qualidade de vida

jan 25, 2018

0
Check-UP anual: importância para a qualidade de vida

Check-UP anual: importância para a qualidade de vida

Publicado em : Artigos em por : admin

Revisão de férias no veículo, conferência da casa se está toda fechada antes de chover, confirmação de que todas as tarefas do dia foram feitas. É, nós vivemos checando se tudo está em ordem. Com a nossa saúde os cuidados não podem ser diferentes. Não espere os meses passarem para lembrar de fazer o check-up anual. Vem com a Líderfarma conferir algumas informações e dicas a respeito do assunto.

Na melhor idade: a melhor escolha

Quando se trata de saúde, principalmente a de idosos, prevenir é a melhor opção, sempre. A avaliação médica anual serve para diagnosticar doenças já existentes no organismo, como também identificar doenças que podem vir a se desenvolver. A ida regular ao geriatra, profissional esse que atende a melhor idade, é um hábito ideal para quem deseja acompanhar como está a saúde mental e física.

Muitas vezes queixas de dores, cansaço, falta de motivação e memória, são consideradas normais na fase idosa, porém, é importante identificar se essas mudanças são relacionadas ao envelhecimento natural da pessoa ou se são sinais de possíveis complicações de saúde.

Exames recomendados

Entre os exames básicos recomendados pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, estão exames de sangue, densitometria óssea, mamografia para as mulheres, colonoscopia, PSA (para detectar o estado da próstata). Também são aplicados testes ergométricos para medir a frequência e o ritmo cardíaco.

Densitometria óssea

Para falar sobre esse exame, vamos entender antes o que é osteoporose. O organismo, com o passar dos anos, diminui a produção de material ósseo e com essa insuficiência os ossos ficam mais vulneráveis e porosos, facilitando casos de fraturas. Com a densitometria óssea aliada ao raio-X, é possível constatar qual o estágio de densidade dos ossos do indivíduo, se ainda está em estágio inicial (osteopenia) ou se já avançou para um estágio mais elevado (osteoporose). As regiões onde a doença mais se desenvolve são: região próxima do fêmur e coluna lombar.

Colonoscopia

Esse tipo de exame está incluso no check-up anual e é indicado principalmente para pessoas com idade acima de 40 anos. A colonoscopia previne ou detecta precocemente o câncer de cólon e reto, ao identificar e retirar pólipos intestinais (verrugas que podem se desenvolver e gerar câncer de intestino). O exame, que dura em média 40 minutos, é recomendado também para casos de sangue nas fezes.

Mamografia

Estudos apontam que 53,9% das mulheres acima de 60 anos, acham a mamografia um exame desnecessário. Esse tipo de pensamento, segundo a pesquisa, se dá por acharem que na idade em que estão não é mais preciso ou por já terem passado do período de menopausa. Mas, esses conceitos segundo especialista estão errados.

Como o risco de desenvolver câncer de mama eleva-se com o decorrer da idade, indica-se que a partir dos 35 anos o exame seja realizado anualmente. O receio para realização desse exame, na fase idosa, é pelo fato da pele ser mais frágil, porém para isso é importante receber acompanhamento de médico no momento do exame, para diminuir possíveis dores e desconfortos.

PSA

Voltado para homens, esse exame detecta de forma precoce principalmente o câncer de próstata. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma enzima que apresenta traços de marcador tumoral ideal. O aumento da PSA acontece por alguns fatores, como: inflamação da próstata; retenção urinária aguda; câncer de próstata ou infecção urinária ou genital.

Os níveis elevados de PSA são avaliados por meio de um exame de sangue, que constata o desenvolvimento de doenças. Com o avanço da idade, o aumento de PSA acontece mais rapidamente. Em alguns casos mesmo que o paciente tenha câncer de próstata, os níveis de antígeno permanecem iguais, por isso é tão importante realizar o check-up anual, aliando o exame PSA com demais exames relacionados a saúde da próstata.

Exames de sangue

Parece simples, mas é importantíssimo. Assim é o exame de sangue, que tem presença garantida na lista do check-up anual. Entre os diversos tipos de análises do sangue, estão o hemograma, a glicemia de jejum, a dosagem de colesterol total e em frações, entre outros. A anemia, a taxa de glicose no sangue, a verificação de níveis de sódio, potássio, magnésio ou ferro, são algumas das medições realizadas pelos exames de sangue. A indicação é que exames de sangue sejam realizados regularmente.

Qualidade de vida

Aliar o check-up anual com atividades físicas orientadas, convivência social agradável, atividades que trabalhem a mente e o corpo são ótimas ideias para uma vida com qualidade, seja em qual fase de vida você estiver. Não precisa esperar os meses passarem para fazer o seu check-up. Como também, não precisa esperar a chegada da fase idosa para cuidar da saúde. Lembre-se, seu corpo estará sempre contigo, cuide bem dele!