Crianças em casa? Prepare-se para a volta às aulas!

fev 15, 2018

0
Crianças em casa? Prepare-se para a volta às aulas!

Crianças em casa? Prepare-se para a volta às aulas!

Publicado em : Artigos em por : admin

Dentro de alguns dias, aquela conhecida correria da rotina vai voltar! Vai para o trabalho, volta, leva o filho na escola, arruma o lanche… entre outras tarefas. Preparar as crianças que ainda não estão habituadas ao ambiente escolar também é uma missão importante!

A preocupação é normal, mas o importante é conseguir se organizar com antecedência. Fizemos uma lista com algumas dicas dos principais tópicos para ajudar na preparação para a volta às aulas de quem tem criança em casa. Confira:

A ADAPTAÇÃO NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA

Se o seu filho é pequeno, ainda não fala, especialistas recomendam que seja levado para a escola itens que lembrem o ambiente já conhecido pela criança, que tenha o mesmo cheiro, como algum ursinho ou aquele paninho que ele não larga.

Se a criança que está iniciando os dias de escola já é maior, comece inserindo-a nesse novo universo através de conversas. Diga que ela está crescendo, que vai começar uma nova fase e vai aprender muitas coisas novas.

FORTALEÇA A IMUNIDADE DA CRIANÇA

Com a volta às aulas, ocorre o maior contato com outras crianças e outros ambientes, as crianças ficam mais propensas a adquirir algumas doenças, por isso aja preventivamente! Fortaleça a sua imunidade. Insira alimentos que auxiliam nessa situação, como:
Vegetais ricos em ácido fólico e vitamina B9 – esses alimentos são aqueles com coloração verde-escura, como a couve.
Frutas com vitamina C – as frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, kiwi e morango.
Oleaginosas e leguminosas – sementes, fontes de vitamina E, como castanhas, nozes, linhaça e chia; leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e vagem.

PREPARANDO A LANCHEIRA

Para o seu filho crescer forte e saudável, opte por uma boa alimentação. Alimentação essa que começa em casa! Tenha em mente de que nada adianta preparar lanches saudáveis apenas para levar à escola se em casa, isso não acontece.

O primeiro passo para a criança gostar do seu lanchinho saudável, é inseri-la nesse processo, levando-as junto às compras e pedindo ajuda no seu preparo, para que ela sinta que aquele lanche é parte delas, que foi feito por elas e por isso vai ter mais valor na hora de comer.

Prepare com antecedência, considere congelar alguns alimentos ou frutas. Invista na criatividade, elabore pratos divertidos! Prepare lanches coloridos. Quanto mais cores diferentes, mais você tem a garantia de que aquele alimento contém tudo que a criança precisa: carboidrato, fibras, proteínas e gorduras. Uma lancheira e copos térmicos são ótimos investimentos para o lanche manter as suas propriedades e não estragar.

Para beber, evite as bebidas industrializadas, procure explorar os recursos naturais. Faça sucos da própria fruta e prefira aqueles que não vão perder o gosto e os nutrientes, como as das frutas: acerola, abacaxi e maracujá.

E o seu armazenamento deve ser feito em garrafas térmicas, assim durando mais e podendo ser transportado. Para quem não dispõe de muito tempo para preparar esses sucos, podem optar por aqueles de polpas, que ainda assim são uma opção saudável e nutritiva.

ATENÇÃO ÀS ATIVIDADES DA ROTINA

Durante as férias, as horas de sono podem ficar desreguladas e até mesmo a alimentação da criança. É importante começar a fazer com que elas comecem a ir para a cama mais cedo, pelo menos uma semana antes da volta às aulas, mesmo aquelas que só estudam no período da tarde, é importante que elas durmam cedo e acordem cedo, realizando atividades pela manhã também.

Se a criança estuda no período da manhã, é fundamental ter uma rotina de banho e alimentação completa antes de ir para a escola, afinal, não é a toa que dizem que o café da manhã é a principal refeição do dia. Ele é a base e vai dar sustento para os pequenos ao longo do dia!

Desejamos um ano de muito aprendizado para as crianças e todos da sua família! Tem alguma dúvida ou gostaria de propor um novo tema para falarmos por aqui? Deixe nos comentários abaixo!