Dicas para envelhecer com mais saúde

fev 22, 2018

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Dicas para envelhecer com mais saúde

Dicas para envelhecer com mais saúde

Publicado em : Artigos em por : admin

A pergunta que todos gostariam de saber: como podemos viver melhor? Envelhecer com mais saúde? Bom, não existe apenas uma resposta e nem uma fórmula mágica. Além disso, cada pessoa precisa adaptar as boas práticas à sua realidade.

A cada dia ficamos mais velhos. O ideal é preocupar-se com a saúde o quanto antes, sabendo que nunca é tarde para adaptarmos ou mudarmos hábitos antigos.

Elencamos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o que faz mais sentido para você:

1) Valorize o que importa

Passamos muito tempo da nossa vida acreditando que sinônimo de felicidade é ter um bom trabalho, um novo cargo, uma casa nova, mais dinheiro. Isso faz com que dediquemos muitas horas do nosso dia e anos de nossa vida correndo atrás da felicidade onde talvez ela não esteja.

Aprenda a valorizar as pequenas vitórias do dia a dia, os amigos que pode contar, a sua família. Reflita, isso é variável de pessoa para a pessoa. Mas geralmente as coisas que mais importam na vida não são coisas.

2) Adote um bichinho

Além de ser uma ótima companhia, é cientificamente comprovado que os pets ajudam a aliviar o estresse, ansiedade e depressão. Esses estudos indicam também que pessoas que têm cachorro e levam o bichinho para passear satisfazem 54% mais os níveis de energia do que o recomendado para a rotina diária.

3) Alimente-se com mais consciência

Sabe aquela frase que com certeza você já ouviu falar: você é o que você come? Bom, é verdade. Nós somos o que comemos. E a alimentação tem um grande impacto na nossa vida, podendo ser um remédio natural ou causadora de problemas.

Evite as comidas rápidas e industrializadas. Quanto menos conservantes um alimento tiver, melhor. A má alimentação causa inúmeros problemas na saúde e o contrário também é verdade: a boa alimentação causa inúmeros benefícios.

Comer pelo menos três porções de frutas e verduras por dia te ajudará a ter mais saúde, diminuindo o risco de enfermidades cardíacas, além de combater inflamações e problemas de circulação graças aos seus antioxidantes, vitaminas e minerais.

4) Mexa-se!

Se puder ir a pé a algum lugar, vá a pé! Se puder usar as escadas ao invés do elevador, vá de escadas! Gaste menos energia do planeta e mais a sua.

Fazer exercício diariamente vai permitir que você viva mais, com mais disposição e saúde. Os exercícios têm grandes efeitos positivos no coração, na mente e no metabolismo. Caminhar 30 minutos por dia já é o suficiente para ter mais energia.

5) Seja positivo, experiente reclamar menos

Não deixe que a raiva se sobressaia, não deixe a tristeza te envolver. Você atrai aquilo que transmite.

Se está sentindo uma dorzinha, experimente não falar sobre ela ou dizer algo como “estava com dor, mas já está passando”. Você vai ver a sua vida mudar a partir do momento que começar a mandar para o universo apenas mensagens positivas.

Sorria mais e cultive o bom humor.

6) Beba água, muita água

Somos feito de água, a maior parte do nosso corpo é água! Aproximadamente 75% dos nossos músculos são água. Por isso, é evidente e parece óbvio, mas às vezes simplesmente esquecemos de beber e só lembramos quando sentimos sede. Mas atenção, a sede é um sinal de que o corpo já está com falta do líquido!

Apenas esse motivo não basta? Então veja outros benefícios para beber mais água:
– Desintoxica o corpo
– Ajuda a emagrecer
– Auxilia na absorção de nutrientes
– Regula o intestino
– Aumenta a resistência física
– Previne problemas nos rins
– Deixa a pele mais bonita
– Regula a temperatura corporal

7) Respire

Já reparou que quando ficamos nervosos sempre tem alguém para dizer: respira? Isso tem um grande fundamento. Apesar de não pararmos de respirar, fazemos isso no automático. E você sabia que você pode respirar melhor?

Sim. Tire um tempinho para prestar atenção na sua respiração e fazer isso lenta e profundamente. Experimente fazer isso três vezes, inspirando e expirando antes de alguma refeição diária. Isso auxilia a comer com atenção plena, o que também melhora a qualidade de vida.

8) Abrace

O abraço é uma terapia natural que está disponível gratuitamente para nós. Existem livros que comprovam a sua eficácia e dizem que para vivermos mais precisamos dar 12 abraços por isso.

Quanto mais abraços você dá, quanto mais abraços recebe, melhor!

Abraços liberam oxitocina no corpo, um poderoso hormônio, conhecido como hormônio da felicidade.
Além de fazer bem para o corpo quimicamente você sente os seus efeitos quase que instantaneamente, mandando embora o mau humor ou a tristeza.

Aprender a organizar a nossa rotina e inserir atividades que faça bem para a nossa mente e nosso corpo é um exercício constante, mas o importante é tentar, começar e não desistir.

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