Mamãe: praticar a Shantala é conectar-se com seu bebê!

mar 20, 2018

0
Mamãe: praticar a Shantala é conectar-se com seu bebê!

Mamãe: praticar a Shantala é conectar-se com seu bebê!

Publicado em : Artigos em por : admin

Depois de um dia inteiro cheio de afazeres e durante o processo de adaptação do bebê em casa, pode ser que você se sinta sem alternativas para aliviar as cólicas do seu pequeno ou perceba que seu filho precisa de mais tranquilidade para se desenvolver bem. Com a prática da Shantala, você pode se conectar com seu bebê e perceber as maravilhas desse momento relaxante.

Não conhece nada sobre essa técnica milenar indiana? Calma! Preste atenção na troca de energia que ela proporciona e aproveite ao máximo essa experiência. Mantenha pensamentos positivos, afinal será um momento de grande interação entre você e seu filho.

DESCOBERTA MATERNAL

Em uma viagem à Índia, nos anos 70, o médico francês Frederick Leboyer descobriu esse tipo interessante de massagem ao conhecer uma jovem mãe que praticava diariamente a técnica no seu bebê. Em homenagem a ela, Leboyer batizou esse tipo específico de massagem de Shantala.

A Shantala é uma técnica que envolve diretamente mãe e filho e proporciona uma grande troca de energia entre os dois, fortalecendo ainda mais os laços de afeto. Hoje, é um dos tipos de massagem mais utilizados para acalmar, além de trazer incríveis benefícios psicomotores ao bebê. Pronta pra começar a praticar?

ENTENDA E PRATIQUE

Por que a Shantala é tão especial para seu bebê? Depois de entender o período de adaptação da chegada da criança, como você pode ver em O tão esperado bebê nasceu, e agora?, a prática diária desse tipo de massagem é também uma forma de proporcionar conforto e estreitar laços, além de não ter nenhuma contra-indicação ou idade máxima para terminar.

Para começar a praticar, é preciso que seu bebê tenha no mínimo 1 mês de idade e que a técnica não seja utilizada em momentos de dor e desconforto, pois deve estar sempre associada ao prazer tanto da mãe quanto da criança. O objetivo maior da Shantala é oferecer ao bebê mais harmonia e ligação com suas figuras de afeto, além de minimizar possíveis cólicas e desconfortos que ele possa ter.

COMO COMEÇAR?

Primeiro, livre-se da rotina agitada. Tire um tempo pra você, relaxe, prepare um ambiente da sua casa para que fique o mais aconchegante possível, com iluminação e temperatura agradáveis. Você pode usar o trocador ou um colchão para sentar com seu bebê.

Não utilize pulseiras, colares ou anéis nesse momento, para um maior conforto. Observe sempre se o seu filho aceita bem a massagem e, caso não aceite, não insista, tente movimentos aproximados até vocês se conectarem.

MASSAGEM SHANTALA PASSO A PASSO
– Sente-se no colchão com as pernas esticadas para frente, de modo que a criança fique acomodada entre suas pernas. Aqueça as mãos e unte com algum óleo vegetal.

– Massageie o peito do bebê, movimentando as mãos do centro do tórax para as extremidades das axilas e, depois, do tórax aos ombros da criança.

– Segurando delicadamente o pulso do bebê com uma mão, escorregue a outra mão pelo braço, massageando os músculos com cuidado para ativar a circulação do bebê.

– Agora é a vez das mãozinhas e dos pezinhos! Use o polegar para puxar e apertar suavemente os dedinhos, a palma das mãos e sola dos pés.

– Massageie também as perninhas, começando na base da coxa do bebê e indo até seus tornozelos.

– Vire o bebê de costas pra você e faça movimentos suaves dos ombros até o quadril, repetindo algumas vezes e depois invertendo o movimento.

– Por fim, volte o bebê para a posição inicial e massageie o rostinho do seu filho. Esse é o momento de maior conexão entre vocês, pois estarão olhando um para o outro. Aproveite e converse com ele ou cante uma música calma. A ligação entre vocês é única!

Termine com a padmasana (ou posição de lótus), cruzando as perninhas do bebê e levando até a barriguinha. Esses movimentos aumentam a resistência, diminuem dores e ajudam a melhorar a parte motora da criança, para que ela desenvolva mais cedo a consciência do próprio corpo.

Agora que você já sabe como praticar a Shantala, conte pra gente como você e seu bebê se sentiram após esse momento tão especial. Reflita, permita-se mais momentos como esse. Manter seu bebê tranquilo e saudável é a maior prova de amor!

Confira nas lojas da Líderfarma produtos que ajudam você a tornar esse momento único.

Clique e veja nosso tablóide de ofertas.

LEIA TAMBÉM: Conexão mamãe e bebê!