Alimentação para queimar calorias: a peça-chave de uma dieta saudável

abr 17, 2018

0
Alimentação para queimar calorias: a peça-chave de uma dieta saudável

Alimentação para queimar calorias: a peça-chave de uma dieta saudável

Publicado em : Artigos em por : admin

Você vive querendo levar uma vida saudável, com uma alimentação balanceada, mas não sabe por onde começar? Saiba que há uma série de alimentos que ajudam a queimar calorias, por demandarem mais tempo e energia para serem digeridos, fazendo com que seu corpo gaste mais energia para absorver os nutrientes, fibras e proteínas.

POR ONDE COMEÇAR?

O simples movimento da mastigação de alimentos como frutas, legumes, verduras, carnes magras e grãos é responsável por aumentar o gasto calórico em até 30%. Consumir diariamente cafeína e condimentos naturais, como canela, também auxilia no aumento do metabolismo.

ACORDE DE BEM COM A VIDA!

É importante dizer que somente uma alimentação correta não é suficiente para manter a saúde em dia, você também precisa se preocupar com sua mente. Dormir melhor, estar com a pele e o corpo bem hidratados, sorrir mais e se ocupar com o que te dá prazer são práticas que fazem a diferença no seu cotidiano e garantem o seu bem estar. Para impulsionar a queima de calorias e ter um bom gasto calórico diário, uma alimentação com mais fibras é a chave para manter a sensação de saciedade por mais tempo.

SE ATENTE PARA ESSES GRUPOS

O primeiro grupo a inserir na alimentação é o dos mastigáveis, como carnes magras (frango e peixes), nozes, frutas inteiras e vegetais, que contêm pouca gordura e muitos nutrientes. Prefira sempre a forma crua e natural desses alimentos à cozida ou desidratada, por demandar mais energia para ser digerida.

Os alimentos do grupo dos saudáveis, ou seja, os ricos em fibras, aumentam a sensação de saciedade por um longo período de tempo, com o benefício de oferecerem poucas calorias. São eles: frutas, vegetais, arroz integral, grãos inteiros e cereais.

Outro grupo que requer sua atenção é o grupo dos energéticos e a cafeína está no topo. Ela é conhecida por seu poder termogênico, o que impulsiona o metabolismo e a queima de calorias. Você pode encontrar cafeína facilmente no cafezinho de toda manhã e também em outras opções, como chá preto e chá verde.

Entretanto, procure não abusar dessa substância, porque ela pode gerar uma sobrecarrega no seu corpo e trazer uma série de efeitos colaterais que se tornam um incômodo na rotina. Se você procura uma opção com mais benefícios, aposte no chá verde, que possui ação antioxidante, uma grande aliada na perda de peso, além de inibir a ação dos radicais livres e aumentar a imunidade.

Você pode se beneficiar também das propriedades do grupo de alimentos que aquecem, composto por alguns tipos de pimenta, canela, gengibre, alho, mostarda e vinagre. Esses alimentos queimam mais calorias por conta do seu poder de aquecimento. A capsaicina, proteína presente na pimenta, dobra o gasto energético durante horas. E mesmo pimentas mais suaves também atingem alto poder de queima de gordura.

SÓ ALIMENTAÇÃO NÃO BASTA!

Sabemos que os primeiros passos pra melhorar os hábitos são investir em uma alimentação balanceada e praticar a paz interior, mas também é preciso movimentar o corpo! A prática de exercícios físicos potencializa o efeito que a alimentação terá na sua reeducação. Inicie seus dias sempre bebendo bastante água, pois ela facilita o transporte do oxigênio para os músculos. Sabia que a sensação de fome pode ser também falta de água? Mantenha seu corpo hidratado e sinta os benefícios pra sua saúde.

Tire um tempo na sua rotina para se dedicar a alguma atividade física que goste. Podem ser aulas de dança, caminhadas no parque (mantendo o ritmo, caminhada não é passeio), natação ou qualquer outra modalidade que te agrade.

Veja na matéria Exercícios: qual o mais indicado pra mim? que há várias formas de encontrar a prática ideal. Exercitar o corpo aumenta a produção de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade. E lembre-se de ingerir alimentos funcionais a cada duas horas. Ficar muito tempo sem comer faz com que o corpo armazene gordura na tentativa de se manter em funcionamento.

PENSE MAIS EM VOCÊ!

Saiba que ninguém te ama mais do que você mesmo. E as tentações sempre estarão presentes na sua rotina. Seja no trabalho, com lanchinhos muito pobres em nutrientes ou escapadas da dieta como forma de auto recompensar suas conquistas diárias.

Para evitar cair em armadilhas alimentares, comece suas refeições pelos legumes e verduras, que ajudam a saciar o apetite. Inserir na alimentação pequenas porções de frutas secas e castanhas também é uma boa saída para comer alguma coisa fora das horas das refeições. Por fim, se o doce for muito importante, prefira opções mais saudáveis, como doces feitos com frutas, e reserve a sobremesa para quando estiver em um momento de relaxamento, sem estresse e sem correria.

Assim, vai ser mais fácil manter a sensação de saciedade por mais tempo. Invista no seu bem mais precioso, você!

A Líderfarma faz de tudo para o seu bem estar. E pra te ajudar a estar com a saúde sempre em dia, preparamos diversos produtos e ofertas pra você começar com o pé direito!

LEIA TAMBÉM: Hábitos saudáveis ajudam na prevenção de doenças