Fadiga Muscular: evite o desconforto

jul 3, 2018

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Fadiga Muscular: evite o desconforto

Fadiga Muscular: evite o desconforto

Uma das melhores formas de se manter saudável é começar o dia com um bom alongamento e alguma atividade física. Mas não é sempre que estamos em dia com os exercícios, não é mesmo?  E quando voltamos para a academia depois de certo tempo de sedentarismo, vem a temida fadiga muscular. Como evitar esse desconforto?

EXERCÍCIOS SEMPRE

Muito benéfica para a saúde, a prática de exercícios é uma aliada em potencial para nossa rotina diária. Mesmo sendo uma ótima opção para todas as idades, um dos problemas comuns que causam desconforto é a fadiga muscular.

Aquelas dores que os exercícios causam no corpo nos dias subsequentes à atividade podem prejudicar o rendimento atlético e serem responsáveis pela falta de motivação e a consequente desistência.

O QUE CAUSA FADIGA MUSCULAR?

Os motivos podem ser muitos e variam de pessoa para pessoa. Uma das principais causas é a falta de acompanhamento profissional na hora de praticar exercícios. Mesmo que você saiba direitinho o que está fazendo, é o profissional de educação física que lhe dirá qual carga de peso você pode colocar em cada movimento, como seu corpo deve se comportar e a ordem correta dos exercícios para um melhor rendimento no treino.

Você entrou na academia para perder peso? Fuja de locais que não possuam professores à disponibilidade dos alunos. Fazer exercícios sem supervisão, com o agravante do sobrepeso pode gerar riscos para sua saúde. Diferentemente dos atletas, que se exercitam diariamente por várias horas, você pode não ter a noção de como fazer o melhor treino para suas necessidades.

ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR?

Sem dúvidas, uma alimentação pobre em vitaminas e com falta de nutrientes contribui para a fadiga muscular. Começou uma dieta? Atenção! Você sempre deve se alimentar corretamente e consumir algo leve antes de praticar exercícios físicos.

Quando seu corpo não tem os nutrientes necessários para produzir a quantidade certa de energia que será responsável por impulsionar sua atividade, o organismo começa a utilizar as reservas de glicogênio, nutriente presente em alimentos que são fontes de carboidrato, como pães e cereais.

NÃO EXAGERE

Um dos seus objetivos é aumentar a massa muscular? Muito cuidado com o exagero na prática de exercícios físicos, principalmente quanto à intensidade, pois você pode não estar fisicamente preparado ainda para essa quantidade de atividade.

Dar tempo ao seu corpo para se recuperar do esforço do dia anterior é extremamente importante para o sucesso dos exercícios, portanto aposte em treinos progressivos. Além de não prejudicar seu organismo, essa modalidade de treino faz com que o esforço anterior não seja perdido, mas intensificado.

EVITE QUE A FADIGA SE TORNE CRÔNICA

Praticar algumas medidas simples diariamente permitem que a fadiga dos músculos não se torne um incômodo diário. Mantenha uma dieta equilibrada, com 5 refeições diárias em quantidades condizentes com seu peso e altura, ingerindo alimentos ricos em carboidratos, para que seu organismo tenha a energia necessária para seus treinos. Hidratação também é fundamental. Fique de olho no consumo de água!

Comece o dia com cereais e opte por algum tipo de carboidrato, como o arroz, na hora do almoço, juntamente com verduras, legumes e fontes de proteína. Entre as refeições, para o lanche, prefira variados tipos de fruta, ótimas fontes de carboidratos com um reduzido número de calorias. Leia também a matéria Alimentação para queimar calorias: a peça-chave de uma dieta saudável.

fadiga muscular

Mantenha uma alimentação balanceada para evitar a fadiga muscular

Acabou de comer? Espere cerca de uma hora para fazer alguma atividade física. Se o seu treino for muito longo, lembre-se de fazer uma pausa e ingerir algo leve entre os exercícios.

PROGRAME SUA ROTINA

Ficar horas na academia sem preparo e sem acompanhamento devido não servirão para seu propósito, que é ganhar massa muscular e perder gordura de forma saudável. Programe suas atividades para que você tenha um dia de intervalo entre os treinos. Expor seu corpo a um esforço demasiado e diário irá prejudicar seu desempenho e você pode acabar desistindo antes da hora. Cuide-se!

Sabia que o alongamento deve ser uma prática regular no seu dia a dia antes e depois dos exercícios? Antes, permite que seus músculos não fiquem tensos. Depois, proporcionam um momento de relaxamento para seu corpo se manter saudável. Para te ajudar a evitar e tratar a fadiga muscular, proporcionando mais saúde para você todos os dias, a Líderfarma preparou diversas ofertas.

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