Saúde Ocular: preserve seus olhos em todas as idades

jul 10, 2018

0
Saúde Ocular: preserve seus olhos em todas as idades

Saúde Ocular: preserve seus olhos em todas as idades

Que a visão é a principal forma de enxergarmos o mundo, todos sabemos. Mas você sabia que o descuido com seus olhos ao longo da vida pode te impedir de ter uma visão perfeita? Responsáveis por cerca de 80% das informações que nosso cérebro recebe, nossos olhos merecem todo o cuidado do mundo. E como hoje é o Dia Mundial da Saúde Ocular, você vai conhecer algumas práticas simples para se manter saudável sempre.

COMO CUIDAR DOS OLHOS?

Para começar, reveja seus hábitos alimentares. Frutas e verduras devem ser o carro-chefe da sua alimentação. Consumir alimentos de cor amarelada, como cenoura, frutas cítricas e verduras verde-escuras proporcionam as vitaminas necessárias para o bom funcionamento das propriedades oculares. Abuse também dos alimentos que contêm Ômega 3, presente em muitos tipos de peixes.

Outra forma de ter a saúde ocular em dia é  manter uma boa higiene. Sempre lave as mãos antes de levar os dedos aos olhos, pois as bactérias presentes nas unhas podem ser altamente prejudiciais e contribuir para a conjuntivite, processo inflamatório que pode ocorrer em todas as fases da vida e deve ser levado a sério .

Utiliza algum cosmético ao redor dos olhos? Atente-se para a qualidade do produto. Prefira cosméticos que sejam inócuos, evitando o aparecimento de alergias. Pequenas medidas cotidianas, muitas vezes, são suficientes para manter a saúde da sua visão.

SAÚDE OCULAR É COISA SÉRIA

Longos períodos de exposição à luz do computador, smartphones, TVs e tablets contribuem para a exaustão da visão. Procure fazer intervalos de hora em hora, mesmo quando estiver trabalhando. Olhe para um ponto distante da tela e pisque algumas vezes, para estimular a hidratação natural dos olhos.

Saúde Ocular

Outra prática que pode ser decisiva para manter a saúde ocular é controlar a pressão arterial para prevenir doenças como retinopatias, catarata e glaucoma. Deixe a preguiça de lado e visite regularmente seu oftalmologista, principalmente se tiver mais de 40 anos. É ele quem irá avaliar sua acuidade visual e detectar se há algum problema que pode ser resolvido antes que se torne grave. Cuide-se!

EVITE HÁBITOS PREJUDICIAIS

Você já ouviu falar que coçar muito os olhos pode causar descolamento de retina? É preciso estar muito atento a essa parte tão sensível do nosso olho. Não há nada além do vítreo, substância gelatinosa e cristalina que mantém a retina no lugar mais favorável para receber nutrientes e suporte dos vasos sanguíneos.

Usa lentes de contato? Então, você já sabe que nunca deve dormir com as lentes. Caso contrário, o objeto pode sair do lugar e prejudicar sua visão. Sempre atente-se para a limpeza correta das lentes de contato, seguindo as recomendações de uso e mantendo-as dentro do recipiente próprio.

Alguns fatores, como alto grau de miopia, diabetes descontrolada, cirurgias anteriores de catarata, fortes traumas na região da cabeça e movimentação demasiada provocada pelas pontas dos dedos podem ocasionar o descolamento, entre outras questões que devem ser avaliadas por seu oftalmologista de confiança.

Vale lembrar que uma retina descolada é uma urgência médica e que, se não for tratada adequadamente, pode levar à perda de visão. Menos mãos nos olhos é mais saúde para você. Pense nisso!

O QUE MAIS PODE AFETAR?

A maioria dos problemas que afetam a visão podem ser evitados mediante bons hábitos. Atentar para o uso correto do computador, mantendo o bom posicionamento da coluna e piscando frequentemente, em conjunto com uma iluminação correta do ambiente são práticas que ajudam a manter seus olhos saudáveis.

Nada de comprar óculos de sol em camelôs. Suas lentes não são confeccionadas em locais especializados e, portanto, não possuem a proteção contra raios ultravioleta que sua saúde ocular necessita. Ao escolher um bom óculos de sol, procure uma marca que se adapte bem ao seu rosto e que não fique se movimentando muito na face ou caindo. Por mais divertido que seja, não empreste óculos de amigos e parentes! Processos infecciosos podem surgir por conta do compartilhamento do objeto.

Adora usar maquiagem? Preste atenção às datas de validade sobremaneira de sombras, lápis de olho e rímel. Não use, em hipótese alguma, produtos com a validade vencida e que não sejam dermatologicamente testados.

Investir um pouco mais em produtos de qualidade é uma das melhores formas de cuidar dos seus olhos. E sempre limpe o rosto ao chegar em casa. Leia a matéria Cuidados com a pele: a beleza de ser saudável e perceba a importância de dormir com a pele livre de resíduos.

SURGIU ALGUM PROBLEMA?

Para a maioria das pessoas, a visão é a capacidade de o indivíduo perceber o mundo ao seu redor. Tomar alguns cuidados básicos de rotina pode fazer toda a diferença no aproveitamento da sua visão.

Tem notado seus olhos lacrimejarem, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual? Olhos avermelhados, secreção ou crostas nos cílios e fotofobia são apenas alguns dos fatores que podem ser muito prejudiciais para seus olhos. Procure um profissional para esses casos e mantenha uma rotina de limpeza nos olhos de acordo com as recomendações do seu médico.

CUIDE BEM DO SEU OLHAR

Muitas doenças que afetam gravemente a saúde ocular são assintomáticas, ou seja, passam despercebidas até que seja tarde demais. É comum confundirmos alguns sintomas com o estresse e o cansaço do dia a dia, portanto visitar regularmente ao oftalmologista colabora para a saúde dos seus olhos. E para te ajudar a manter seu olhar cativante durante toda a vida, a Líderfarma tem diversos produtos de qualidade para sua saúde.

Clique aqui e veja nosso tabloide de ofertas