Alimentos para blindar o organismo no inverno

jul 17, 2018

0
Alimentos para blindar o organismo no inverno

Alimentos para blindar o organismo no inverno

Para muita gente, inverno é sinônimo de comidas quentinhas e gostosuras a perder de vista, não é mesmo? Mas saiba que comer tudo o que é gostoso pode deixar seu organismo em desvantagem. Isso porque, principalmente nas temperaturas mais baixas, nossa imunidade precisa de todas as vitaminas e minerais para manter o corpo em bom funcionamento. Confira aqui os alimentos para blindar seu organismo no inverno.

FUJA DE GRIPES E RESFRIADOS

O cansaço e a baixa imunidade têm estado presentes na sua rotina? Os baixos termômetros pedem reação imediata do organismo. E a cura, sem dúvida, começa pelo prato. Quando o sistema imune está debilitado, pode ser um sinal de que algo não vai bem no modo como você se alimenta.

Também é preciso ficar de olho na rotina: no inverno, é comum termos vontade de consumir alimentos mais engordativos que nem sempre são saudáveis. Quando reduzimos a densidade nutritiva da alimentação para dar preferência aos alimentos agradáveis ao paladar, mas pobres em vitaminas, o corpo fica prejudicado e mais suscetível a fortes gripes e resfriados.

QUAIS ALIMENTOS COMER?

Consumir verduras é uma ótima forma para melhorar o sistema imunológico. O repolho possui poderosos antioxidantes que ajudam a melhorar a função das células e pode ser consumido cru, em forma de salada, ou cozido em sopas e omeletes.

Se você é fã de batatas, saiba que a batata doce é um carboidrato muito benéfico. Por ser rica em betacaroteno, nutriente fundamental para o sistema imunológico, pode ser usada em purês e sopas. Combina muito bem também como alternativa ao pão no café da manhã. Procura por um snack saudável? Batata doce em forma de chips é uma ótima opção para o lanche da tarde.

O que não pode faltar na sua dieta são as frutas, principalmente as cítricas. A vitamina C, presente na laranja e no limão, é fundamental nos processos de cicatrização de machucados, recuperação de fraturas, na integridade das mucosas e para minimizar processos inflamatórios. Consumir frutas in natura e após as refeições é uma boa maneira de garantir a quantidade de vitaminas e fibras na alimentação.

Veja também Alimentação para queimar calorias: a peça-chave de uma dieta saudável

INCREMENTANDO AS REFEIÇÕES

Vamos falar de temperos? Um ótimo alimento a ter sempre na sua cozinha é o alho. Com suas propriedades imunoprotetoras, é fonte de nutrientes essenciais para a prevenção de gripes, como selênio e zinco. Pode ser utilizado para temperar qualquer refeição. Não gosta muito de alho? Use-o para temperar vidro de  azeite, aproveitando suas propriedades sem precisar consumi-lo inteiro.

Cheias de propriedades, as amêndoas também são fortes aliadas do sistema imune, por serem ricas em vitamina E e fontes de vitaminas do complexo B, blindando o organismo contra a oxidação proveniente de uma rotina estressante. Para incluir no seu cardápio esse super ingrediente, você pode consumir como um lanche entre as refeições, ou utilizar em chocolates quentes e purês. Se você não consome carne, uma boa alternativa para compor seu café da manhã é apostar no leite de amêndoas, fácil de fazer e totalmente vegano.

moca-cozinhando-alimentos-saudaveis

Cozinhar é uma ótima forma de testar novas receitas e aprender sobre as combinações entre alimentos. Foto: Shutterstock

Quer ainda mais benefícios no dia a dia? Inclua chia e aveia na sua rotina alimentar. A chia, por ser um alimento rico em ômega 3 e ácidos graxos, mantém a saúde dos ossos e promove sensação de saciedade, além de controlar as taxas de glicemia.

Já a aveia é considerada o alimento dos atletas, rica em proteína e fibras. Seus aminoácidos ajudam o organismo a liberar altas doses de serotonina, produzindo mais energia para combater o cansaço e a depressão.

MANTENHA SEU CORPO SAUDÁVEL

Esses são somente alguns dos bons alimentos que seu corpo precisa para se manter com saúde em todas as estações. Combinando bem as propriedades alimentares em refeições variadas e nutritivas, seu corpo agradece e sua mente também. a Rede Líderfarma pensa no seu bem estar sempre e traz diversas ofertas e produtos para todos os momentos.

Clique aqui e veja nosso tabloide online