Colesterol: benefícios do ômega 3 para a saúde

ago 7, 2018

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Colesterol: benefícios do ômega 3 para a saúde

Colesterol: benefícios do ômega 3 para a saúde

Publicado em : Notícias em por : Rede Líderfarma
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  • Você ou alguém que você conhece está sempre em busca de controlar o colesterol e triglicerídeos? Saiba que levar uma vida saudável, com alimentação regrada e exercícios físicos é a chave para manter o bem estar. Mas só isso não basta! Incorporar o ômega 3 na sua alimentação pode ser mais benéfico do que você imagina.

    PROPRIEDADES DO COLESTEROL

    Você sabe como funciona o colesterol no organismo? Essa substância se assemelha à estrutura de um hormônio. Grande parte do colesterol é produzida dentro do nosso organismo e uma pequena porção vem da alimentação.

    O colesterol é responsável por desempenhar diversas funções essenciais ao bem estar. Compõe a estrutura das membranas celulares, auxilia no bom funcionamento cerebral e cognitivo, é precursor da vitamina D e aliado na produção dos ácidos e sais biliares.

    Necessário para a produção de hormônios como testosterona, estrógeno e cortisol, há dois tipos de colesterol (LDL e HDL). Eles são transportados no organismo por partículas chamadas lipoproteínas.

    PARÂMETROS DO COLESTEROL

    Há um exame específico que delimita os níveis tanto do colesterol HDL (considerado bom) quanto do LDL (considerado ruim). Em um adulto saudável, as lipoproteínas são responsáveis por distribuir e reciclar o colesterol, controlando seus níveis. É isso que permite a prevenção de doenças cardiovasculares, principal causa de morte nas sociedades industrializadas.

    Dois parâmetros são importantes para seu controle: os limites para os valores considerados aceitáveis e os principais fatores de risco, como idade, histórico de tabagismo, hipertensão, diabetes e histórico de doenças cardiovasculares em parentes de primeiro grau.

    Homens com idade entre 45 anos e mulheres após a menopausa têm maiores chances de serem acometidos por ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

    Há, na sua família, homens que manifestaram algum problema cardíaco antes dos 55 anos ou mulheres com menos de 65 anos que possuem níveis alterados de colesterol? Fique atento, pois as chances de que você manifeste tais desequilíbrios são ainda maiores.

    É POSSÍVEL CONTROLAR AS TAXAS

    A redução os riscos de enfermidades circulatórias se dá, primeiramente, por meio do controle do peso corpóreo e com a prática de atividades físicas. Caso isso não seja suficiente para regular os níveis no organismo, a saída é reduzir as gorduras dos alimentos.

    Manter o colesterol e triglicerídeos dentro do esperado requer disciplina e é importante começar pelo básico: alimentação. A ingestão de ômega 3 faz com que os níveis de colesterol permaneçam dentro do considerado normal pelos médicos.

    Veja também Alimentação para queimar calorias: a peça-chave de uma dieta saudável 

    COMO ACONTECE O INFARTO?

    Quanto mais alto o LDL, maior o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco), derrames cerebrais e complicações vasculares. Os altos níveis de colesterol são ainda responsáveis por 50% dos episódios de infarto.

    O infarto acontece quando inflamações que ocorrem no interior da placa digerem a cápsula protetora e provocam a formação de coágulos que, ao se desprenderem, acabam carregados pela corrente sanguínea.

    DE QUE FORMA O ÔMEGA 3 AGE NO ORGANISMO?

    Há substâncias que nosso organismo não produz espontaneamente e que precisam ser consumidas por fontes externas. Os ácidos graxos são classificados como gorduras saudáveis e precisam ser ingeridos por meio da alimentação.

    Uma deficiência na substância pode ser observada em pessoas que consomem muitos alimentos processados. Prefira alimentos naturais e orgânicos.

    Você não consome carne? Atenção às substituições! Dietas vegetarianas ou veganas, quando deficitárias, podem ocasionar memória fraca, pele seca, problemas no coração, alterações no humor, aparecimento de doenças autoimunes e dores nas articulações.

    Mas como encontrar alimentos que permitem manter sua saúde em dia? A resposta pode estar no consumo de Ômega 3. A presença desse óleo à base de peixes está associada a benefícios quanto à perda de peso, recuperação atlética e benefícios para uma gravidez saudável.

    Condições como depressão, inflamações, ansiedade, diabetes, doenças inflamatórias e mal de Alzheimer também são algumas das questões para as quais foram verificadas melhoras com o consumo da substância.

    ÔMEGA 3 PODE EQUILIBRAR O COLESTEROL?

    O ômega 3 eleva os níveis do colesterol HDL, consequentemente diminuindo o colesterol LDL, considerado ruim para o corpo. Quem possui níveis elevados de HDL tende a ter menos riscos de desenvolver doenças no coração.

    Entretanto, é preciso que o consumo seja feito com moderação, pois assim como todo alimento, há possibilidade de que o consumo exagerado de ômega 3 aumente os índices de gordura nas artérias. Mantenha o equilíbrio, seu corpo e sua mente agradecem.

    QUAIS OS BENEFÍCIOS?

    Os ácidos graxos ômega 3 encontrados no óleo de peixe são responsáveis pela diminuição dos fatores de risco para doenças cardíacas, decorrentes do alto colesterol LDL e pressão arterial elevada.

    Com relação aos triglicerídeos, eles são o tipo de gordura mais comum do organismo e trabalham no armazenamento dos excedentes de energia provenientes da alimentação.

    colesterol

    Consumir ômega 3 em doses prescritas pelo seu médico é uma boa maneira de garantir os benefícios para sua saúde. A Linha Multifort possui as vitaminas e minerais que faltavam no seu dia.

    Quando os níveis de triglicerídeos estão elevados, aumenta sobremaneira o risco de acúmulo de gordura nas paredes arteriais e as chances de ter um AVC ou um infarto.

    Triglicerídeos altos culminam em grande fator de risco para o coração. Antes de consumir cápsulas de Ômega 3, é importante consultar um médico especialista e de confiança, que indique qual a melhor concentração da substância no seu dia a dia.

    É possível que o ômega 3 auxilie a diminuir os níveis de triglicerídeos, além de aumentar as taxas do colesterol bom também em pessoas diabéticas. Consulte seu médico e saiba quais os melhores tratamentos para você.

    É IMPORTANTE CONSCIENTIZAR

    Vale lembrar que o que realmente permite a eficiência do tratamento de doenças cardiovasculares são as mudanças que você provoca no seu estilo de vida. No Dia de Combate ao Colesterol, divulgue a seus familiares e amigos a importância de manter uma boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos. A Líderfarma preparou muitas ofertas para você garantir a quantidade de ômega 3 necessária para seu dia a dia e se manter saudável sempre.

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