Acessibilidade: você também pode ajudar

set 19, 2018

0
Acessibilidade: você também pode ajudar

Acessibilidade: você também pode ajudar

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma

Você já se sentiu injustiçado por algum tipo de preconceito? Pois é. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro, como forma de chamar a atenção para a importância da acessibilidade na rotina das pessoas com alguma deficiência física ou mental, cerca de 1/4 da população brasileira.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O direito a ambientes acessíveis é uma luta diária e, muitas vezes, interpretada de forma equivocada pelos estabelecimentos. Não é somente fornecer uma maior disponibilidade de veículos motores, cadeiras de rodas ou mesmo colocar rampas de acesso que farão do seu estabelecimento um lugar acessível. O grande desafio de tornar um ambiente realmente acessível é conseguir resolver questões tanto físicas quanto comportamentais. Você conhece algum ambiente totalmente que ofereça acessibilidade de fato? Comente ao final desse texto e compartilhe com seus conhecidos.

ACESSIBILIDADE NA SAÚDE

De acordo com o SUS, todo cidadão é igual perante a sociedade e deve ser atendido conforme suas necessidades. Entretanto, na prática, grande parte dos locais não está preparada para atender as diversas necessidades dos cidadãos, sejam eles deficientes ou não.

Vale lembrar que a acessibilidade vai muito além das rampas e facilidades de acesso, compreendendo a possibilidade das pessoas utilizarem todos os serviços disponíveis de acordo com o que precisam.

Os cuidados com a acessibilidade também devem acontecer nas Unidades de Saúde Básica da Família. O Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CEPRED) é uma unidade do SUS que desenvolve ações de prevenção, reabilitação e assistência às pessoas com deficiência física, auditiva, mental e com ostomias.

Veja também Audição: é importante preservar seu bebê

DESAFIO DIÁRIO

Todos os dias, milhares de deficientes enfrentam barreiras cotidianas que podem passar despercebidas para grande parte da população. Os direitos estão sendo conquistados nos meios de comunicação, mas ainda de maneira lenta.

Cadeira de rodas no canto direito da imagem, no meio de uma rua em perspectiva de quem está sentado.

O direito básico de ir e vir deve ser garantido a qualquer cidadão.

As dificuldades diárias nos meios de transporte e no acesso a uma saúde de qualidade desafiam o Estado e requerem uma atuação cada vez mais presente e efetiva da população. Mobilize seus amigos e familiares e busque soluções para proporcionar facilidades ao dia a dia de todo brasileiro.

PRATIQUE A EMPATIA

Procurar centros especializados na sua cidade e fazer parte de programas e cursos, como o de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pode te proporcionar um olhar mais humano acerca do outro, além de ser um ótimo exemplo para quem ainda não conhece muito sobre o universo de possibilidades acerca da acessibilidade. Vamos juntos?

Para te ajudar a manter sua saúde em dia e garantir o bem estar das pessoas à sua volta, a Rede Líderfarma preparou muitas ofertas em produtos e um serviço diferenciado focado em você e na sua família.

Clique aqui e veja nosso tabloide de ofertas