Doação de Órgãos: participe dessa corrente pela vida

set 25, 2018

0
Doação de Órgãos: participe dessa corrente pela vida

Doação de Órgãos: participe dessa corrente pela vida

Publicado em : Notícias em por : Rede Líderfarma
  • ,
  • ,
  • O que você sabe sobre doação de órgãos? Conhece alguém que já doou? Que tal entrar nessa corrente pelo bem da vida? A doação é um ato de consciência e amor. Muita gente depende de transplantes de órgãos para continuar suas histórias. Entenda como você pode se tornar um doador.

    O QUE SÃO TRANSPLANTES?

    Transplantes são procedimentos cirúrgicos no qual um órgão ou tecido doente é substituído por outro saudável. O transplante de órgãos pode ser feito tanto por doadores vivos quanto mortos e mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso

    QUAIS ÓRGÃOS PODEM SER DOADOS?

    Coração: realizado somente por meio de um doador falecido com morte encefálica constatada. Recomendado para pessoas com insuficiência cardíaca que não respondem a tratamentos ou cirurgias e, portanto, precisam da doação de órgãos para continuar vivendo.

    Válvulas Cardíacas: indicado para pessoas com doenças da válvula do coração. Pode-se usar as válvulas podem ser doadas e mantidas em um banco de válvulas durante anos.

    Fígado: tem a capacidade de se regenerar, por isso o doador pode ceder apenas parte do seu fígado ainda em vida. Esse tipo de transplante é realizado principalmente em casos de cirrose hepática.

    Pulmão: indicado para pessoas com doenças pulmonares graves, como fibrose cística, pulmonar e enfisema. Há casos de situações especiais em que uma parte do pulmão pode vir de um doador vivo, sendo necessários dois doadores para cada receptor.

    Ossos: implantes dentários, próteses e transplantes para lesões da coluna podem ser realizados por meio de cirurgias mais simples.

    Medula óssea: a medula é responsável por produzir componentes do sangue e pode ser usada na cura de doenças que afetam essas células, como a leucemia. Sua doação é a única permitida a crianças e gestantes.

    mãos de várias pessoas pintadas de vermelho formando um coração em prol da doação de órgãos

    A sua doação de medula óssea pode ser o recomeço da vida de outras pessoas. Pense nisso! Foto: Unsplash

    Rins: podem ser doados tanto em vida como após a morte. Geralmente é feita a pessoas que têm doenças como hipertensão, diabetes, insuficiência renal crônica.

    Pâncreas: realizado em conjunto com o transplante de rim. O pâncreas atua na digestão dos alimentos e na produção de insulina, responsável pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Esse transplante é feito em quem sofre com diabetes e para os portadores de problemas renais mais sérios.

    Córneas: feito somente por doadores já falecidos e com idade entre 2 e 80 anos. Ceratocone e distrofia do endotélio são algumas das doenças que permitem o transplante.

    Pele: a doação do maior órgão humano é feita por pessoas falecidas ou por quem removeu partes da pele com cirurgias estéticas. O transplante é recomendado a quem sofreu extensas queimaduras ou doenças dermatológicas graves.

    O QUE PODE IMPEDIR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS?

    Não podem doar órgãos pessoas com doenças infectocontagiosas, como soropositivos ao HIV, hepatites B e C, Doença de Chagas. Quem tem doenças degenerativas crônicas ou tumores malignos, além de pessoas em coma, também não pode ser doador.

    DOE VIDA!

    Qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos. Para isso, deve estar com saúde, ser maior de 18 anos e ter sido avaliada por um médico para a realização de exames. Se você quiser ser doador, avise sua família! Somente os familiares podem autorizar, por escrito, a retirada de qualquer órgão.

    Para doar, após a morte, é preciso haver morte encefálica, quando acontece a parada definitiva do encéfalo, provocando, por consequência, a falência de todo o organismo.

    Se quiser saber mais sobre como doar vida a outras pessoas, acesse o site da ADOTE e cadastre-se para obter seu cartão de doador.

    A Rede Líderfarma apóia essa causa. Compartilhe com seus familiares e amigos e forneça esperança a cada vez mais pessoas.

    Clique aqui para ver nossas ofertas