Tipos de câncer e formas de prevenção

nov 7, 2018

0
Tipos de câncer e formas de prevenção

Tipos de câncer e formas de prevenção

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma
  • ,
  • ,
  • Você conhece alguém que já passou pelo árduo processo de um ou mais tipos de câncer?  Essa doença requer um tratamento intenso e pode acometer qualquer um em qualquer idade. Mas como se prevenir? Entenda e previna-se.

    COMO EVITAR OS TIPOS DE CÂNCER MAIS COMUNS?

    Há diversos tipos de câncer e outros tantos continuam sendo descobertos. Segunda maior causa de morte no Brasil, de acordo com o IBGE, o aumento dessa incidência pode estar intimamente ligado a fatores de risco aos quais somos expostos no dia a dia. Práticas não saudáveis contribuem para o aparecimento da doença e é preciso estar atento.

    PRÁTICAS QUE AJUDAM A AFASTAR A DOENÇA

    Começar seus dias adotando hábitos mais saudáveis pode ser a chave para uma rotina com mais qualidade de vida. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta algumas boas práticas para minimizar as chances de ser acometido pela doença.

    EVITE O TABAGISMO SEMPRE

    Uma das principais causas de câncer evitáveis no mundo, o cigarro carrega em sua composição mais de 4 mil substâncias prejudiciais ao funcionamento do organismo humano. É possível perceber a nocividade das consequências, não somente pelo fumante, como também para as pessoas que convivem com fumantes, que representam cerca de 10% dos casos de câncer, de acordo com o INCA. A despreocupação com o tabagismo pode contribuir para ocasionar câncer em algumas regiões do organismo, como boca, laringe, esôfago, pâncreas, estômago, fígado, bexiga, rins e colo de útero.

    BEBIDAS ALCOÓLICAS SÃO UM RISCO

    Aparentemente inofensivo no convívio com amigos e familiares, o álcool proporciona um aumento nas chances de desenvolvimento de tumores no intestino, fígado e esôfago. Apenas uma pequena quantidade ingerida (aproximadamente duas doses) já é suficiente para potencializar o desenvolvimento do câncer de mama e de próstata.

    ALIMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL

    Sabemos que todo mundo adora sair da rotina, mesmo que só por um pouquinho, não é?  Mas saiba que a ingestão de açúcar em excesso faz com que o organismo libere insulina além dos níveis saudáveis para conseguir metabolizar o alimento açucarado, contribuindo para aumentar também a produção de uma substância com propriedades inflamatórias.

    Invista em uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e verduras, alimentos ricos em fibras e que ajudam a proteger seu organismo, minimizando as chances da doença.

    SÓDIO PODE SER UM VILÃO TAMBÉM

    Não basta diminuir o açúcar da alimentação. O sódio também aumenta os riscos de contrair alguns tipos de câncer e os alimentos enlatados e embutidos, como mortadela, presunto, salsicha e fast foods no geral são os grandes vilões.

    Muitos conservantes contidos nos alimentos que consumimos são altamente prejudiciais e podem ocasionar o aparecimento de nódulos e tumores em diversas regiões do corpo. Evite ao máximo e prefira fazer suas refeições em casa, onde você conhece a procedência dos alimentos que ingere.

    NÃO DESCUIDE DO SOL NO DIA A DA

    Além da alimentação, o tempo de exposição ao sol também precisa ser vigiado. As alterações celulares que os raios UVA e UVB provocam, podem deixar a pele suscetível ao aparecimento da doença. Use sempre protetor solar com fator mínimo de 20 e procure não tomar sol após as 10h sem chapéu, guarda-sol e óculos escuros.

    Veja também: Cuidados com a pele na Terceira Idade

    ATIVIDADES FÍSICAS ESTIMULAM O BEM ESTAR

    Não há nada melhor para o organismo que colocá-lo em movimento. E a prática de atividades físicas promove o bem geral do corpo, especialmente quanto aos exercícios aeróbicos. Esse tipo de exercício, além de promover gasto calórico, também ajuda a diminuir os níveis de citocina, minimizando inflamações.

    REALIZE SEU CHECK-UP ANUAL

    Percebeu algo estranho ou anormal no organismo que tem afetado sua rotina? Não hesite em procurar por ajuda médica. Anualmente, é preciso realizar seus exames de rotina mesmo que não tenha notado nada diferente. Um diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar todos os tipos de câncer, portanto cuide do seu corpo e visite regularmente seu médico de confiança.

    A Líderfarma preza por sua saúde todos os dias e alerta sobre a importância de não descuidar do seu organismo nesses meses de prevenção. E para te ajudar, preparamos diversas ofertas para você e toda a família aproveitarem.

    Clique aqui e confira nosso tabloide online