Lanches saudáveis na volta às aulas

fev 5, 2019

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Lanches saudáveis na volta às aulas

Lanches saudáveis na volta às aulas

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma
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  • Sejam os filhos pequenos ou adolescentes, junto com a volta às aulas vem aquele drama: a vontade de fazer com que mantenham uma alimentação saudável mesmo na hora do intervalo. Como driblar essa questão com lanches saudáveis, práticos e nutritivos? Veja a seguir.

    O QUE COLOCAR NA LANCHEIRA?

    Com as rotinas cada vez mais corridas e a necessidade de dividir as atribuições entre levar as crianças na escola e trabalhar fora, o tempo para preparar lanches mais naturais diminui e a criatividade para inovar nas combinações se esgota.

    Garantir que seu filho coma bem nos momentos em que não está em casa vira uma tarefa mais difícil, mas não impossível. Os petiscos repetitivos podem cansar as crianças, que quase sempre se interessam mais pelos lanches dos colegas. Reconhece essa rotina? Como mudar essa realidade sem afetar a praticidade?

    Como opção, você pode preparar antecipadamente alguns alimentos e congelar. Para aumentar ainda mais as possibilidades do paladar, as lancheiras térmicas podem facilitar e manter o lanche fresquinho até a hora de comer.

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    COMO PREPARAR LANCHES SAUDÁVEIS?

    Combine sempre três grupos alimentares em cada lanche, para garantir as vitaminas necessárias. As proteínas podem variar entre queijos, carnes, iogurtes, atum, frango e leite e agem como construtores no organismo.

    As frutas, legumes e verduras atuam como reguladoras e podem ser preparadas de diversas formas. Os carboidratos proporcionam uma boa dose de energia para o dia a dia e você pode optar por pães integrais, bolos sem cobertura e biscoitos naturais.

    Mas atenção: não adianta oferecer lanches integrais e saudáveis se dentro de casa os pais não comem dessa forma. As crianças reproduzem o que veem e as tentações pobres em nutrientes e ricas em sódio e açúcares também são sedutoras para os pequenos.

    COMO OFERECER BEBIDAS MAIS NATURAIS?

    Uma das maiores dúvidas dos pais na hora de montar a lancheira são as bebidas. Sucos naturais costumam perder o gosto e os micronutrientes, quando demoram para serem ingeridos. Escolher frutas com oxidação mais demorada, como goiaba, abacaxi, maracujá e acerola pode ser uma ótima opção para não ter que recorrer aos sucos industrializados.

    Seu filho não tem muita preferência por frutas? Aproveite para introduzir a água de coco na rotina. Transporte todas as bebidas das crianças sempre em garrafinhas térmicas.

    Incentive as crianças e adolescentes a participar na hora de preparar a lancheira. Foto: iStock

    Incentive as crianças e adolescentes a participar na hora de preparar a lancheira. Foto: iStock

    VARIEDADE PODE SER A SAÍDA

    Você coloca todos os dias uma maçã ou banana na lancheira, mas seu filho não está comendo mais? As crianças gostam de variedade e há uma infinidade de opções de frutas que são muito saborosas e podem ser oferecidas picadas em potes bem vedados. Castanhas e frutas desidratadas sem adição de açúcar também são opções de petiscos saudáveis e divertidas.

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    Apesar de parecer muito prático, aquele sanduíche de pão com frios e alface não é a melhor opção, pois normalmente contém muitos aditivos químicos. Prefira fazer um patê saboroso com ricota ou queijos magros. Alguns ingredientes que sobraram do jantar anterior, como legumes, também podem ser boas alternativas para variar o cardápio.

    E QUANDO AS CRIANÇAS NÃO COMEM O LANCHE?

    A lancheira está linda e saudável todos os dias, mas volta com o lanche intacto? E quando você pergunta, as crianças dizem que os lanches dos amigos são mais interessantes? Vale refletir e procurar saber se o que as outras crianças levam na escola estão dentro das suas opções viáveis.

    Mesmo se seus filhos quiserem muito algo que não é muito saudável, que tal conversar com seus pequenos para sair da rotina e comer um doce a cada 10 dias? O resultado pode ser menos radical e deixar as crianças satisfeitas.

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    Fonte: Revista Crescer