A importância da saúde bucal para as crianças

abr 16, 2019

0
A importância da saúde bucal para as crianças

A importância da saúde bucal para as crianças

Desde o nascimento, estamos sempre cuidando dos pequenos e com a saúde bucal não seria diferente. Estimular uma boa escovação e zelar por produtos de qualidade pode ser a melhor forma de perpetuar bons hábitos por toda a vida.

ESCOVAÇÃO NA MEDIDA CERTA

Os pais têm papel fundamental quando se trata da saúde bucal das crianças, orientando e propondo a criação de rotinas saudáveis. Na primeira infância, quando seu filho ainda não tem autonomia para realizar a própria higienização é que você deve estar atento e manter uma rotina de limpeza bucal diária.

Tornar o momento da escovação algo divertido e mostrar para as crianças como você realiza sua própria higiene permite aos pequenos encarar a atividade de forma mais prazerosa. Apresente os produtos e converse com seus filhos durante o procedimento de limpeza bucal, ensinando e explicando a importância de manter a boca saudável.

MANTER A SAÚDE BUCAL PODE SER DIVERTIDO

Crianças gostam mesmo é de brincar! Que tal transformar o momento da higiene bucal em algo divertido? Opte por produtos que seus filhos gostem e se interessem, seja com personagens ou através das cores.

Está em dúvida sobre qual escova levar para casa? Observe na embalagem a faixa etária indicada de cada produto e a dureza das cerdas. Acompanhar as diferentes fases de crescimento do maxilar e dos dentes permite fazer uma escovação mais adequada às necessidades das crianças.

saude bucal infantil

Manter uma rotina saudável de higienização bucal desde cedo é a chave para evitar problemas na vida adulta. Imagem: iStock

O primeiro dentinho nasceu? A escovação deve começar nesse momento. Há muitas marcas de escovas próprias para bebês, que devem ter o cabo anatômico e maciez agradável. Evite que a própria criança manuseie a escova, para que não possa machucar a gengiva. Esse é um momento de cuidado com seu pequeno, aproveite!

COMO ESCOLHER A PASTA DE DENTE IDEAL?

O melhor caminho é levar as crianças a um odontopediatra, que vai avaliar qual pasta dental é melhor para cada fase. Utilize cremes infantis que contenham flúor com propriedade anticárie, mas atenção! Encher a escova de pasta dental não garante uma escovação melhor.

Até os 3 anos, uma pequena quantidade que simule um grão de arroz é suficiente para manter a saúde bucal em dia. Dos 3 em diante, uma quantidade um pouco maior já é capaz de trazer os resultados esperados, se mantida uma boa higienização e uma alimentação adequada.

Veja também: Lanches saudáveis na volta às aulas

É HORA DE PASSAR O FIO DENTAL

Quando os dentinhos começam a encostar uns nos outros, significa que é hora de falar sobre o fio dental. O acúmulo de alimentos entre os dentes pode ser o grande vilão causador de cáries. É importante mostrar às crianças que com poucas práticas diárias, a saúde bucal fica garantida e sorriso mais bonito.

A Líderfarma pensa no seu bem estar e de toda a sua família sempre. Por isso, temos os melhores produtos e medicamentos para você tornar o momento da escovação muito mais divertido.

Clique aqui para ver nosso tabloide online

Fonte: Associação Brasileira de Odontopediatria