Seu filho tem dificuldade para dormir?

maio 25, 2019

0
Seu filho tem dificuldade para dormir?

Seu filho tem dificuldade para dormir?

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Você tem filhos? Então sabe como a rotina de uma casa inteira muda quando chegam os pequenos, principalmente na hora de dormir. Quando recém-nascidos, os bebês requerem muita atenção durante o dia e a noite e toda a família precisa se adaptar. E conforme os filhos crescem, como lidar com a dificuldade para que eles peguem no sono?

    HORA DO SONO

    Quando as crianças não têm tanta autonomia para deitarem sozinhas e esperarem o sono chegar, a hora de dormir pode se transformar em um momento de muito estresse para toda a família. Além de contribuir para manter os pequenos saudáveis, é nas horas de sono que o desenvolvimento ganha forças. Então, como ajudar seu filho a dormir melhor? Não existe receita mágica e cada criança tem seu próprio ritmo, mas com algumas dicas, paciência e dedicação, você pode proporcionar bons momentos de sono para seu filho.

    DORMIR É UM RITUAL

    Começar estabelecendo uma rotina tanto para as crianças como para os adultos é importante para encarar a hora de dormir como algo natural. Elabore uma ordem de atividades para seu pequeno entender como se preparar e se acalmar todas as noites para o momento de dormir. Seu filho ainda é pequeno e costuma tirar uma soneca à tarde? Cuidado para não deixar o quarto totalmente escuro durante o sono diurno. Assim, as crianças conseguem aprender quais os horários do dia, facilitando a regularização do sono.

    hora de dormir

    É importante respeitar os limites de cada criança para que a hora de dormir não se torne um pesadelo. Imagem: iStock

    Os pequenos ainda estão muito agitados? Que tal um banho quentinho para ajudar a relaxar? Tanto para os adultos como para as crianças, a água morna pode trazer momentos de tranquilidade para a hora de dormir. Se o seu filho for menorzinho, aproveite para aplicar uma massagem relaxante e que proporcione mais trocas de carinho e afeto.

    Veja também Mamãe: praticar a Shantala é conectar-se com seu bebê

    HORA DE VESTIR O PIJAMA

    Trocar a criança para a hora de dormir possibilita um maior entendimento sobre o momento de relaxar e se entregar ao sono. Mas não adianta querer que a criança durma sozinha se a casa continua super movimentada. Procure minimizar os estímulos sonoros e visuais, para evitar que os pequenos fiquem muito agitados e demorem mais para pegar no sono.

    Um ambiente escuro, limpinho, arejado e tranquilo também permite que a criança se sinta mais segura para dormir. Se ela pedir uma história, aposte em cantigas de ninar e histórias que tragam tranquilidade e sirvam para estreitar o vínculo entre vocês.

    RESPEITE OS LIMITES

    É importante você estar ciente e respeitar os limites e o espaço da criança. Permita que seu filho tenha um espaço só dele para dormir. E nada de correr no quarto a qualquer ruído. Entenda que, durante a noite, tudo pode parecer mais assustador para os pequenos e eles precisam se acostumar com a sensação de estarem sós. Assim, aos poucos, mesmo que acorde de madrugada, seu filho tenderá a voltar a dormir mais naturalmente e o sono dos adultos também será preservado.

    A Líderfarma tem os melhores produtos e medicamentos para você cuidar dos filhos e de toda a família.

    Clique aqui e veja nosso tabloide online de ofertas

     

    Fonte: Portal Drauzio Varella / Ministério da Saúde