Mais qualidade de vida para a terceira idade

jul 26, 2019

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Mais qualidade de vida para a terceira idade

Mais qualidade de vida para a terceira idade

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma
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    Com uma expectativa de vida cada vez maior, hoje envelhecer também é sinônimo de bem estar. Mas como enfrentar as dificuldades da idade para ter mais qualidade de vida e manter o organismo saudável na terceira idade?

    ORGANISMO SAUDÁVEL É A CHAVE

    Fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação é uma prática a ser cultivada em todas as idades. Mas também faz parte do cuidado com o organismo a preocupação com as relações sociais e como o psicológico afeta cada fase da vida.

    Na velhice, quando a maioria das pessoas já não tem tantas ocupações, a solidão está presente na rotina e é preciso usufruir mais da sua própria companhia de forma saudável. Manter a rotina de ir ao médico e realizar check-ups anuais pode ajudar a prevenir doenças e proporcionar diagnósticos precoces.

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    Consumir mais cálcio e vitamina D pode fazer muita diferença para evitar a perda óssea conforme a idade avança. Evite alimentos ricos em sódio e gordura, pois o metabolismo tende a ser mais lento e seu organismo precisará de mais vitaminas e minerais para funcionar corretamente.

    EXERCÍCIOS FÍSICOS E QUALIDADE DE VIDA

    Fazer atividades físicas é essencial para fortalecer os músculos, diminuindo também o risco de adquirir doenças cardiovasculares. Fazer caminhadas e exercícios em grupo sem descuidar dos alongamentos em praças e parques auxilia na prevenção de quedas e pequenos machucados que podem se agravar com as idades mais avançadas.

    Dedique-se a bons momentos e participe de grupos da sua faixa etária.

    Dedique-se a bons momentos e participe de grupos da sua faixa etária. Imagem: iStock

    As quedas podem se tornar graves incômodos quando não tratadas corretamente, devido à fragilidade dos ossos e do corpo. Com a estrutura óssea mais frágil por não absorverem o cálcio com a mesma intensidade, o risco de fraturas tende a aumentar.

    Mas e os exercícios da mente? Já pensou em realizar cursos novos ou de hobbies que você já gosta? Clubes de leitura podem render novas amizades e faz muito bem aprender coisas novas. Procure desenvolver atividades que te deem prazer.

    PARTICIPE DE GRUPOS DE IDOSOS

    Se a solidão está muito presente na sua rotina e prejudica sua tranquilidade, que tal começar a frequentar grupos de idosos? Nesses espaços, é possível se relacionar com outras pessoas, dividir experiências e compartilhar angústias. Ter contato com pessoas da mesma faixa etária é essencial para a vida em todas as idades.

    Veja também Namorar na terceira idade: mais saúde e felicidade

    Vamos falar sobre o amor? Perca o medo de se apaixonar só por conta da idade. Se sentir segurança, investir em novos relacionamentos pode ajudar a manter a felicidade no ar, imprescindível para uma vida com mais saúde. Entenda que envelhecer faz parte da vida e evite se preocupar com sentimentos que podem prejudicar sua alegria.

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    Fonte: Ministério da Saúde