Cuide da sua saúde com pilates

ago 5, 2019

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Cuide da sua saúde com pilates

Cuide da sua saúde com pilates

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma
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  • Você costuma incluir atividades físicas no seu dia a dia? Hoje, a prática do pilates já virou rotina para muita gente e os benefícios para o corpo são claros.

    ATIVIDADE POTENTE PARA A SAÚDE

    A técnica do pilates começou a ser difundida por volta de 1900 e continua em alta, pela grande quantidade de benefícios que traz ao corpo e à mente. Pessoas em reabilitação, gestantes e idosos podem ver na prática um aliado para manter a saúde em dia, já que as aulas contribuem para apurar o equilíbrio e reduzir a pressão arterial, amenizando os riscos de ser acometido por AVC, infartos ou até mesmo doenças renais.

    CORPO E MENTE INTERLIGADOS

    Mas como diferenciar o pilates de outras atividades físicas que também trazem tantos benefícios para a saúde? A prática permite aliar o condicionamento físico à uma consciência corporal mais completa, integrando corpo e mente, contribuindo para a melhora da postura, tonificação dos músculos e reabilitação de dores, além de favorecer a autoestima, melhorando também a coordenação entre o corpo e a mente.

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    VOLTE-SE PARA VOCÊ

    A prática do pilates deve ser levada a sério, começando pela capacidade de se concentrar em você. Deixe o bate-papo para depois e preste atenção aos movimentos para que o exercício guie o corpo. A força exercida deve percorrer o corpo do centro para as extremidades e é preciso manter o foco na respiração, para um maior controle da estabilidade em diferentes posturas. A chave aqui é a precisão! Dominar seu corpo para saber qual intensidade colocar em qual movimento faz toda a diferença para manter os benefícios da atividade, minimizando também as chances de contrair qualquer lesão.

    O pilates pode ser praticado por todas as idades e em diferentes modalidades. Imagem: iStock

    O pilates pode ser praticado por todas as idades e em diferentes modalidades. Imagem: iStock

    FORTALEÇA SEUS MÚSCULOS

    O foco do pilates é o fortalecimento dos músculos e cada estilo da atividade tem um foco diferente. Como as aulas não trazem o estilo convencional que costumamos ver nas academias, praticar pilates pode ser uma boa forma de manter o corpo e a mente saudáveis.

    As diversas modalidades do exercício permitem se adequar às necessidades de cada um, com diferentes focos. Há propostas mais intensas, como o power pilates, que proporciona maior gasto de calorias e menos alongamento. Há modalidades que são exercidas na água, como forma de oferecer mais resistência e trazer benefícios de forma mais leve, ideal para grávidas e idosos.

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    PILATES TRAZ EFICIÊNCIA ELEVADA

    Feitas de forma individual ou com poucos alunos, o foco das aulas de pilates é oferecer mais condicionamento e consciência corporal com maior preocupação nas limitações e características de cada aluno. Vai começar a praticar? Atenção para o estilo da aula e aos detalhes. O professor deve oferecer modalidades que se aplicam às suas necessidades, sem descuidar de todos os alunos em sala, portanto desconfie de aulas muitos lotadas ou que não proporcionem conforto para sua prática.

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    Fonte: Ministério da Saúde