Doenças do século: como evitar

ago 22, 2019

0
Doenças do século: como evitar

Doenças do século: como evitar

Publicado em : Artigos em por : Rede Líderfarma
  • ,
  • ,
  • ,
  • Muitos avanços na qualidade e expectativa de vida permitiram às pessoas chegar a uma idade mais avançada com mais saúde. Mas como as doenças comuns atualmente afetam a população tanto no trabalho como na vida?

    DOENÇAS DO SÉCULO AFETAM A ROTINA

    Com tantas transformações sociais, as formas de trabalhar também mudaram para o aumento cada mais maior da produtividade e do lucro. Evitar essas doenças para manter a rotina de trabalho mais saudável pode ser um desafio, mas é possível. Com a crescente correria do dia a dia, se faz necessário procurar por refeições mais práticas e fáceis de preparar. No entanto, é com essa necessidade que costuma iniciar também a má alimentação, recheada de fast-food e alimentos hipercalóricos e sem nutrientes.

    OBESIDADE TRAZ DIVERSOS RISCOS

    Uma alimentação desregrada aumenta os riscos de desenvolver obesidade, além de diversas patologias cardiovasculares. Manter um trabalho muito desgastante e uma preocupação exacerbada com o futuro pode causar uma série de doenças físicas e mentais, que afetam diretamente a rotina e deixam a vida mais complicada.

    Andar de carro para todo lugar, comprar muitas comidas prontas com pouco valor nutritivo, ao invés de cozinhar e não praticar exercícios físicos aumenta as chances de se tornar obeso e, com isso, vem também diversas outras complicações metabólicas que prejudicam a qualidade de vida.

    OS MALES DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE

    Muito nervosismo no trânsito, rotinas estressantes no trabalho e dificuldade para relaxar podem contribuir para ocasionar mais ansiedade. Procure não se pressionar tanto para cumprir compromissos com perfeição, pois a frustração pode aumentar a angústia e afetar seu organismo. Se você está sofrendo de ansiedade, não hesite em procurar ajuda médica e psicológica. Sua saúde agradece.

    Sua rotina de trabalho é pesada e muito desgastante? Tenha em mente que alguns males podem se dar por movimentos repetitivos em excesso, como a LER, lesão por esforço repetitivo. Outra doença que também tem afetado muita gente é a Síndrome de Burnout, que consiste no transtorno causado pelo esgotamento mental do trabalhador, por conta de rotinas estressantes e excesso de cobranças.

    Veja também Depressão na terceira idade: como evitar

    TROMBOSE E SEDENTARISMO ANDAM JUNTOS

    Causada pela formação de coágulos resultantes do entupimento das veias, a trombose pode afetar até mesmo os pulmões, levando à morte. Como o fluxo sanguíneo é interrompido, por conta de longos períodos de imobilidade, esse é considerado um mal do século, principalmente para as tantas pessoas que trabalham sentadas o dia todo.

    doenças

    Procure fazer pausas durante o expediente, para evitar lesões por movimentos repetitivos. Imagem: iStock

    PERDA DE AUDIÇÃO TORNOU-SE UM PROBLEMA

    Antigamente, somente os mais velhos sofriam com a perda gradativa da audição, a não ser que houvesse diagnóstico precoce. Atualmente, o uso frequente e indiscriminado de aparelhos de áudio ligados diretamente no ouvido têm causado enfraquecimento da audição mesmo nos mais jovens. Se não puder ouvir sem os fones, prefira modelos que permaneçam fora dos ouvidos, englobando toda a orelha.

    Veja também Audição: é importante preservar seu bebê

    COMO EVITAR E MANTER A SAÚDE EM DIA?

    O primeiro passo para evitar os males que afetam grande parte da população atual é praticar atividades físicas. Procure também se alimentar corretamente, respeitando as necessidades da sua rotina com lanchinhos entre as refeições. Crie momentos diários de relaxamento para você se dedicar ao que gosta. Se você passa muitas horas em escritórios e no computador, não se esqueça de fazer alongamentos durante o expediente, levantar, tomar muita água e sempre visitar um médico de confiança, caso sinta que precisa de auxílio.

    Para manter sua rotina saudável e sua saúde em dia, a Líderfarma preparou as melhores ofertas em medicamentos e produtos. Confira!

    Clique aqui para ver nosso tabloide online

     

    Fonte: Ministério da Saúde