Primavera: é hora de cuidar da saúde

set 11, 2019

0
Primavera: é hora de cuidar da saúde

Primavera: é hora de cuidar da saúde

A estação é das mais coloridas e cheias de alegria! Mas com a primavera, vem também a necessidade de cuidar ainda mais da saúde, principalmente na terceira idade. É nesse momento que as doenças respiratórias aparecem com maior frequência e é preciso estar atento.

ESTAÇÃO DOS ESPIRROS

As bruscas mudanças de temperatura características da primavera podem se tornar um grande incômodo para quem sofre de alergias. Durante a estação, muitas partículas de pólen, ácaros e poeira ficam suspensas no ar, prejudicando a respiração. Essa é uma época propensa a doenças pulmonares, como rinite, bronquite e asma e deve ser levada a sério para que o problema não se agrave.

Veja também Mais qualidade de vida para a terceira idade

Episódios de tosse seca, resfriados mais frequentes e falta de ar causam uma enorme indisposição para o idoso e é preciso estar de olho. Recorrer ao tratamento rapidamente evita que o mal estar evolua para doenças mais graves e crônicas como bronquites e pneumonias.

idoso com alergia da primavera

Visite um médico para cuidar da sua saúde com responsabilidade. Imagem: iStock

Por terem a imunidade naturalmente mais suscetível, os idosos tendem a desenvolver problemas respiratórios, o que pode ser um prato cheio para as doenças. É preciso fazer exames de check-up regularmente e visitar um médico sempre que algo não vai bem.

CUIDE DOS SEUS PULMÕES NA PRIMAVERA

Os broncodilatadores, conhecidos também como bombinhas, são úteis para controlar os problemas respiratórios, levando o medicamento até as vias aéreas. O melhor remédio é evitar o acúmulo de poeira e mofo dentro de casa. Manter os ambientes ventilados e sempre abertos pode ser um desafio para os idosos. Mas também contribui para diminuir os problemas das vias aéreas. Procure guardar os enfeites que podem acumular pó, para garantir o bem estar do idoso.

Veja também Doenças do século: como evitar

ATENÇÃO AOS SINTOMAS PODE FAZER A DIFERENÇA

Doenças respiratórias mais graves causadas por negligência no cuidado de gripes e alergias podem se tornar um problema. A Fibrose Pulmonar Idiopática, que não tem cura e possui sintomas muito parecidos com outras doenças pulmonares é um exemplo que faz parte da vida de muitos idosos. A doença é de difícil diagnóstico e causa o endurecimento dos pulmões, que perdem gradativamente a capacidade de expansão e contração, prejudicando também a capacidade respiratória.

Para os idosos, é extremamente importante ter uma rotina saudável. Alimentação rica em vitaminas e minerais, frutas e verduras frescas no dia a dia, além de beber muita água ajudam a manter o sistema imune saudável, prevenindo contra esse e outros tipos de doenças para curtir as estações com mais vigor e alegria.

Para te ajudar a deixar a vida mais alegre em todas as idades, a Líderfarma preparou as melhores ofertas em produtos e medicamentos.

Confira aqui nossas ofertas!

 

Fonte: Ministério da Saúde