Brincar: mais saúde para seus filhos

out 4, 2019

0
Brincar: mais saúde para seus filhos

Brincar: mais saúde para seus filhos

Publicado em : Artigos em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Que toda criança precisa brincar, nós já sabemos! Mas como as brincadeiras do dia a dia impactam na saúde dos pequenos? Entenda!

    BRINCADEIRA DE CRIANÇA

    O mês de outubro é todo das crianças, mas as brincadeiras podem fazer a diferença na saúde até dos adultos. Correr, sentar no chão, montar casinhas e desenhar são mais que atividades prazerosas: são formas de fazer com que seus filhos aprimorem sua visão de mundo e possam exercitar a criatividade, garantindo uma infância e um desenvolvimento mais saudáveis.

    Veja também Seu filho tem dificuldade para dormir?

    Brincar no chão proporciona às crianças fortalecer o sistema imunológico ao entrarem em contato com micro-organismos que vão impulsionar a criação de anticorpos, tão necessários para que as crianças não fiquem suscetíveis a gripes e resfriados, evitando inflamações e infecções. Manter a casa limpa é essencial, mas não é preciso fazer a criança lavar as mãos cada vez que as coloca no chão ou acaricia um animal. Sem exageros!

    MAIS VITAMINAS TAMBÉM NO BRINCAR

    Seus filhos brincam ao ar livre? A falta de vitamina D, cada vez mais comum tanto em crianças quanto em adultos pode ter relação com os longos períodos que passamos todos os dias em ambientes fechados, sem contato com o sol. Se seus filhos costumam ter muitas atividades diárias, é melhor maneirar. As crianças também precisam se exercitar ao ar livre sempre que possível, pois a vitamina D, essa ferramenta tão importante para o desenvolvimento do cérebro e do sistema imune, que fará com que tenham energia para encarar a rotina. O organismo dos pequenos agradece!

    crianças a brincar

    Brincar é essencial para aguçar a imaginação e incentivar a criatividade. Imagem: iStock

    Levar as crianças para brincar no parquinho do prédio onde mora e dar uma volta na praça do bairro com seu bebê nos momentos em que o sol não é tão forte é uma boa pedida. Que tal proporcionar atividades lúdicas no quintal de casa aos finais de semana? Essas são formas simples de garantir a saúde dos seus filhos até a idade adulta.

    XÔ, SEDENTARISMO!

    Passar horas em frente à TV e no videogame? Nem pensar! As crianças precisam gastar energia e exercitar a cooperação. Descer para brincar na área comum do prédio pode render novas amizades. Seu filho não gosta de se movimentar muito? Que tal levar os materiais de desenho e contemplar a natureza? Todos os sentidos podem ser trabalhados em atividades fora de casa e são essas atividades as responsáveis por incentivar uma percepção mais rica do ambiente.

    Veja também Videogame: benéfico ou vilão para os filhos?

    E OS ELETRÔNICOS?

    Sabemos que os celulares e tablets fazem parte da vida das famílias e podem ser usados de forma benéfica para as crianças. No entanto, vale lembrar que, durante o desenvolvimento dos pequenos, os eletrônicos não são a melhor opção para o desenvolvimento cognitivo e seu uso deve ser bem reduzido. Prefira atividades mais simples, com palitinhos, massinhas, giz de cera, que possam impulsionar a criatividade sem que a criança fique hipnotizada.

    Brincar é essencial para uma vida mais saudável em todas as idades. Para te ajudar com isso, conte com a Líderfarma!

    Clique aqui e veja nossas ofertas

    Fonte: Ministério da Saúde