Câncer de mama: mantenha a saúde

out 24, 2019

0
Câncer de mama: mantenha a saúde

Câncer de mama: mantenha a saúde

Publicado em : Artigos em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Estamos no mês do outubro rosa, uma data que alerta sobre a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao cuidar bem do seu organismo, é possível prevenir um dos tipos mais comuns da doença. Vamos lá?

    AUTOCUIDADO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

    Você pratica o autoexame? Essa forma de prevenção é simples e, por meio dela, é possível descobrir se algo não vai bem. Mas somente conhecer seu corpo e se auto examinar pode não ser suficiente para se ver livre desse mal. A mamografia é o melhor exame para conseguir o diagnóstico precoce e fazer visitas regulares, ao menos uma vez por ano, ao médico ginecologista é uma ótima forma de manter seu corpo saudável e estar atento a qualquer alteração que possa aparecer.

    Veja também Tipos de câncer e formas de prevenção

    CORPO E MENTE SAUDÁVEIS

    Há tipos de tumores que não podem ser detectados pelo toque no autoexame, principalmente quando estão no estágio inicial, portanto é preciso estar atento e manter a calma pode fazer toda a diferença. Procure conhecer seu corpo e seu organismo, pois assim conseguirá perceber até pequenas mudanças em suas características físicas. Você sabia que alguns gestos simples podem minimizar a chance de contrair a doença? Amamentar é um deles.  Pratique o que te faz bem e mantenha-se saudável!

    Veja também Check-UP anual: importância para a qualidade de vida

    A faixa etária com maior incidência do câncer de mama em mulheres é a partir dos 40 anos, tendo seu ápice entre os 50 e 60. Ter uma vida saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada é o primeiro passo para manter o corpo livre de doenças como o câncer. Mas atenção! O câncer de mama também pode acometer homens, ainda que em menor quantidade. E eles também devem manter o organismo saudável para minimizar as chances de contrair a doença.  Ingerir bons alimentos e manter o corpo ativo é essencial para todos.

    câncer de mama

    Você conversa com as mulheres da sua família sobre a importância da prevenção? Aproveite a data para conscientizar quem você ama. Imagem: iStock

    ENCONTREI UM NÓDULO, E AGORA?

    Se você mantém uma rotina anual de visitas ao ginecologista e está com os exames em dia, encontrar algo diferente do usual ao fazer o autoexame não é motivo de estresse. Grande parte dos nódulos pode ser benigna, mas apenas os exames corretos podem chegar a essa conclusão. Portanto, é imprescindível marcar uma consulta e acompanhar de perto junto ao especialista. Manter a mente leve e não se apavorar antes de obter um diagnóstico é uma forma de processar a informação com mais cautela e pode fazer a diferença para sua saúde.

    Está em tratamento contra o câncer de mama? Procure por atividades que possam te dar alegria e prazer. Há centros com distribuição de acessórios para essa causa em várias cidades que podem oferecer o que você está buscando. Procure manter a convivência com a família e amigos estreita e se dedicar ao que te faz feliz. E para te ajudar a manter seus dias ainda mais saudáveis, a Líderfarma preparou muitas ofertas para você.

    Clique aqui e veja nosso tabloide online

    Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional de Câncer – INCA