Câncer de próstata: comece a se cuidar!

nov 1, 2019

0
Câncer de próstata: comece a se cuidar!

Câncer de próstata: comece a se cuidar!

Publicado em : Artigos em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Estamos entrando em novembro e falar sobre a saúde da próstata é fundamental. Como cuidar dessa parte do seu corpo e evitar o câncer de próstata em todas as fases da vida? Entenda.

    UM DOS TIPOS MAIS COMUNS

    O câncer de próstata é, no Brasil, o segundo que mais acomete os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A próstata é uma glândula que se desenvolve somente no corpo masculino e fica localizada na parte baixa do abdômen, na parte final do intestino grosso.

    Veja também Doenças do século: como evitar

    Além da pequena glândula envolver o canal da uretra, podendo ter ligação com a dificuldade em urinar, é também por meio da próstata que o sêmen é produzido, portanto está intimamente ligada à parte reprodutiva do homem.

    OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

    O câncer de próstata, em 75% dos casos, atinge os homens a partir de 65 anos, o que não quer dizer que ele não pode estar presente em homens mais novos. É preciso estar sempre em dia com os exames que podem diagnosticar qualquer alteração nessa glândula.

    Quando não observados, tumores decorrentes da próstata podem aumentar de tamanho e se deslocarem para outras regiões do corpo, prejudicando a saúde e podendo levar à morte. Fique ligado, pois no seu estágio inicial, o câncer é silencioso e não costuma dar indícios de que algo não vai bem.

    câncer de próstata

    Visite um médico e mantenha os exames em dia. Seu corpo agradece! – Imagem: Shutterstock

    OS DETALHES FAZEM A DIFERENÇA

    A idade pode ser um fator de risco para o câncer de próstata, pois após os 50 anos, a incidência da doença costuma aumentar e a prevenção por meio de exames e check-up anual devem continuar.

    Você tem casos desse tipo de câncer na família que ocorreram principalmente antes dos 60 anos? Atenção! Isso pode indicar a presença de fatores genéticos ou hábitos alimentares que contribuem para a presença da doença.

    Anda em descompasso com a balança? Excesso de gordura corporal aumenta, e muito, o risco de ser acometido por um câncer de próstata avançado. Cuide da sua saúde e alimente-se com consciência.

    Veja também Mais qualidade de vida para a terceira idade

    CUIDE BEM DO SEU ORGANISMO

    Esse tipo de câncer costuma ter evolução silenciosa, o que dificulta o diagnóstico precoce. Esteja atento à sua rotina e se algo não estiver ocorrendo de maneira usual, procure um médico e tire todas as dúvidas. Para te ajudar a se manter saudável sempre, a Líderfarma preparou muitas ofertas para você!

    Confira aqui nossas ofertas

    Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional de Câncer – INCA