Mês das mulheres: sua saúde em suas mãos

mar 6, 2020

0
Mês das mulheres: sua saúde em suas mãos

Mês das mulheres: sua saúde em suas mãos

O mês de março é dedicado às mulheres com o Dia Internacional da Mulher. Mas sabemos que a saúde feminina precisa de cuidados durante toda a vida. Que tal começar a cuidar mais de você todos os dias com pequenas mudanças na rotina?

CUIDE-SE MAIS TODOS OS DIAS

Quando você se mostra mais vigilante com sua saúde, fica mais fácil identificar quais são os hábitos nocivos que é preciso mudar. Sintomas físicos podem ser sinais de que algo no seu organismo não vai bem, portanto, atenção! Focar em manter uma rotina saudável facilita na hora de cuidar bem do corpo. Você sabia que cuidar bem da sua alimentação pode influenciar também na saúde do seu bebê? A amamentação requer muito esforço e paciência da mulher e optar por alimentos mais ricos em nutrientes pode ser crucial para manter você com a energia necessária para essa missão de ser mãe.

Veja também Cuide da sua saúde com mais qualidade

FAÇA BOAS ESCOLHAS ALIMENTARES

Manter seu corpo com saúde também implica em saber escolher o que coloca na mesa. Consumir alimentos in natura traz mais benefícios à saúde, além de fazer com que suas refeições se tornem muito mais prazerosas no dia a dia. Prefira comprar alimentos frescos sempre que possível, para reduzir os riscos de adquirir doenças como o sobrepeso e o consequente aumento do colesterol, além de manter o bem estar físico e mental como prioridade.

mulher sorrindo

Manter seu corpo e mente saudáveis traz mais felicidade para você durante toda a vida. Pratique! – Imagem: iStock

SAÚDE MENTAL É TUDO

Não adianta somente cuidar do corpo. A rotina cada vez mais agitada e as barreiras que as mulheres têm de enfrentar a todo momento podem tornar os dias mais estressantes e cuidar da mente acaba virando um desafio dos grandes. Mas vamos com calma! Identificar alguns sintomas precoces requer olhar com mais atenção para você mesma. Tem se sentido vulnerável em sua profissão? Grande parte das mulheres se encontra em posições desvalorizadas profissionalmente, com menos possibilidade de alavancar a carreira e brigando por espaços de decisão. Tudo isso acrescentado a uma jornada dupla ou tripla de trabalho torna mais difícil manter o foco na saúde.

Pedir ajuda profissional pode fazer com que você enxergue o que precisa ser trabalhado dentro da sua personalidade. Além disso, manter distantes possíveis sintomas de depressão e outros transtornos mentais permite ter o controle de sua rotina, diminuindo também as chances de sofrer com estresse, ansiedade e outras doenças decorrentes da falta de cuidado com sua mente. Cuide do seu interior!

Veja também Você cuidou do seu corpo em 2019?

FALAR DE MULHERES É FALAR DE SEXUALIDADE

Conhecer seu próprio corpo e seus desejos faz parte de manter uma vida saudável em todas as idades. No caso das mulheres idosas, as dificuldades sociais naturais da faixa etária podem contribuir para o aparecimento de quadros depressivos. É preciso combater a situação com companhia e pequenos prazeres diários que possam trazer momentos de felicidade. Ao longo da vida, as mulheres possuem vivências que farão parte da construção de sua sexualidade, mutável conforme os anos passam e as experiências mudam.

No início da puberdade, as adolescentes precisam de cuidados diferentes quando comparadas ao período da menopausa, por exemplo. Mesmo que ambas as fases tragam inseguranças e possam modificar o humor e as expectativas, todo momento é único e deve ser compreendido e aproveitado com qualidade e segurança. Manter o organismo longe de possíveis doenças sexualmente transmissíveis, que possam colocar em risco toda a qualidade de vida tanto da pessoa como de seus parceiros ou parceiras.

Veja também Câncer de mama: mantenha a saúde

EXAMES PODEM FAZER A DIFERENÇA NO CUIDADO

Realizar exames de rastreamento é fundamental para manter sua saúde em dia, pois somente os profissionais de saúde poderão te indicar a melhor forma de cuidar do seu corpo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece os exames necessários para manter a rotina de exames ginecológicos. Eles são fundamentais para rastrear algumas doenças como câncer de colo de útero e doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Hoje há diversas formas de se proteger na hora das relações sexuais e sua saúde deve sempre estar em primeiro lugar.

Ceder aos parceiros sem que você se sinta confortável não é viável. Você precisa saber o que te faz feliz e saber com quem pode contar, caso nada saia como planejado. A violência contra as mulheres está presente em todos os setores da sociedade e é uma violação dos direitos humanos, portanto é preciso denunciar. Os danos físicos e psicológicos que episódios de abuso podem causar são irreversíveis e precisamos levar a sério. Procure ajuda de especialistas em saúde para tirar suas dúvidas e conversar sobre você e suas vivências. Abrace todos os dias a mulher que existe em você e que precisa da sua dedicação para ter uma vida plena e feliz.

Clique aqui para cuidar da saúde com nossas ofertas pensadas para você

Fonte: Ministério da Saúde