Mudanças de estação e a saúde dos idosos

abr 22, 2020

0
Mudanças de estação e a saúde dos idosos

Mudanças de estação e a saúde dos idosos

As épocas mais secas do ano estão chegando e oferecem mais riscos para a saúde, principalmente dos idosos. Como evitar que alguns incômodos atinjam os mais velhos durante os meses de temperaturas mais baixas?

O INVERNO SE APROXIMA

As tardes e noites já têm se tornado mais frias e é nessa época que precisamos tomar alguns cuidados para não adoecer. Nesse período entre o verão e o inverno, com muita variação nas temperaturas, é importante cuidar da saúde ainda mais, principalmente se você tiver acima de 60 anos.

Veja também Dicas para manter a higiene e evitar doenças

No caso dos idosos, as bruscas mudanças na temperatura e no clima podem gerar muito desconforto, já que esse grupo costuma ter a saúde mais fragilizada e pode vir a ter sérias complicações por conta de uma gripe. Por isso, é importante não exagerar na temperatura da água durante o banho e manter uma rotina equilibrada, com menos estresse.

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Estar gripado é mesmo muito desagradável. Mas em alguns casos, o simples desconforto pode evoluir para algo mais sério, como uma pneumonia. É importante ter em mente que um sistema imunológico fragilizado é uma porta aberta para doenças mais graves que, nas idades adultas, podem ser fatais.

saúde dos idosos

Tire suas dúvidas com um médico e mantenha-se saudável mesmo nos dias mais frios. Imagem: iStock

O vírus da gripe pode trazer consigo sérias complicações para o organismo do idoso. Então manter uma alimentação equilibrada, com variedade de frutas e verduras no dia a dia, fazer exercícios físicos e se vacinar anualmente pode fazer toda a diferença. Ingerir mais proteínas e menos carboidratos ajuda o corpo a gastar mais energia e manter o metabolismo em funcionamento.

Veja também Coronavírus: o que você precisa saber

CUIDE DOS SEUS PULMÕES

Você é fumante? Saiba não adianta manter uma rotina de cuidados com seu organismo se fumar faz parte dessa rotina. Doenças respiratórias como bronquite, asma e sinusite são mais frequentes nessa época do ano, por encontrarem nas temperaturas mais baixas as condições ideais para se proliferarem.

Com a baixa umidade do ar, surge também a necessidade de evitar aglomerações de pessoas, principalmente em locais fechados. Mas não é só isso! Outro ponto a ser considerado quando falamos em saúde dos idosos é a necessidade de se hidratar mais. Pessoas com mais idade tendem a tomar menos água do que jovens, principalmente nos dias mais frios. Mas estar desidratado pode prejudicar as funções do organismo, afetando tanto a pele, como causando confusão mental e baixa pressão arterial.

Se você se sentir indisposto, procure caprichar nos cuidados com a saúde e tomar um solzinho pela manhã, desde que bem agasalhado. Visite seu médico com regularidade e preocupe-se com o seu bem estar. Nós da Líderfarma buscamos sempre trazer as melhores ofertas em produtos e medicamentos para você cuidar da saúde.

Clique aqui e confira nosso tabloide de ofertas

 

Fonte: Ministério da Saúde