Depressão na quarentena: como lidar com os idosos?

maio 20, 2020

0
Depressão na quarentena: como lidar com os idosos?

Depressão na quarentena: como lidar com os idosos?

Publicado em : Artigos em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Tudo mudou à nossa volta: escola, trabalho, hábitos de rotina. Isso porque estamos enfrentando no mundo todo a pandemia causada pelo novo coronavírus. Para quem pode, a recomendação é de se manter em casa em isolamento social. E como fica a saúde mental dos idosos nesse momento?

    ANSIEDADE DEVE SER COMBATIDA

    Você possui familiares dentro dos grupos de risco para a covid-19, doença causada pelo coronavírus? Se a resposta for sim, provavelmente, precisou se afastar dos membros da família mais velhos. Para a terceira idade, o isolamento pode contribuir para agravar a solidão e os picos de ansiedade.

    Veja também Mudanças de estação e a saúde dos idosos

    Com o psicológico prejudicado, os efeitos da quarentena adotada no mundo todo para conter a disseminação do vírus pode prejudicar a saúde mental, principalmente dos idosos. Nesse momento, é recomendado que as pessoas fiquem em casa o maior tempo possível. Mas como manter o isolamento sem prejudicar o psicológico?

    ATENÇÃO AOS SINTOMAS DE DEPRESSÃO

    Para quem está na terceira idade e normalmente já é mais ansioso, um quadro depressivo pode aparecer com mais facilidade, isso porque estar em isolamento exige mais do nosso psicológico e pode agravar quadros mentais já existentes. Queixas físicas e introspecção podem ser alguns dos sinais depressivos mais comuns.

    Veja também Coronavírus: o que você precisa saber

    Os idosos, por serem o maior grupo de risco vulnerável à covid-19, precisam se manter totalmente isolados e, com isso, a interação social fica muito reduzida, dando lugar à tristeza. Mas é possível amenizar esse sentimento com algumas dicas simples:

    – conversar mais com os idosos e deixar que eles revivam memórias pode tornar o período mais leve e prazeroso para ambos os lados;

    – ainda tem em casa aqueles jogos de tabuleiro antigos, como damas e dominó? Agora é hora de aproveitar esse tempo em família e jogar com os avós;

    – assistir a filmes ou relaxar lendo algo para um idoso pode ser uma prática muito boa para aliviar a mente e mandar o estresse para longe;

    – dançar, cozinhar, fazer exercícios dentro de casa, tudo isso vai beneficiar tanto os idosos quanto os mais jovens e pode ser um bom passatempo.

    Aproveite esse momento para enviar carinho de todas as formas possíveis. Imagem: Istock

    Aproveite esse momento de quarentena para enviar carinho de todas as formas possíveis, principalmente aos idosos. Imagem: Istock

    ESTOU LONGE, E AGORA?

    Se você precisou se isolar em outra casa ou até mesmo em outra cidade, a recomendação é para aproveitar a tecnologia a seu favor. Troque mensagens, mande fotos das crianças, e converse muito com seus idosos. Bateu a saudade? Vale fazer chamadas de vídeo para manter o coração aquecido e não dar chance para a depressão se instalar.

    Sentiu que algo não vai bem, mesmo com essas pequenas práticas? Não hesite em procurar ajuda. Todos nós estamos nos adaptando a esse novo momento mundial e muitos terapeutas já fazem sessões por vídeo-chamada. Não hesite em procurar ajuda, sua saúde e a dos seus familiares agradece!

    Confira aqui nossas ofertas para esse mês

    Fonte: Ministério da Saúde | Portal Drauzio Varella