Doação de sangue: o que você precisa saber

maio 31, 2020

0
Doação de sangue: o que você precisa saber

Doação de sangue: o que você precisa saber

Doação de sangue é um gesto solidário que pode fazer a diferença para muita gente. Diversos tratamentos e intervenções médicas necessitam dos bancos de sangue para salvar vidas. Mas será que todo mundo está apto a doar?

POR QUE FAZER A DOAÇÃO?

O sangue é indispensável para que muitos pacientes que enfrentam doenças graves crônicas, além de ser a salvação de quem sofre um acidente. Cada doação retira até 450 ml de sangue e é capaz de salvar até mesmo quatro outras vidas. Você não precisa ter nenhum tipo de parentesco com quem vai receber seu sangue, basta que o fator seja compatível para uma doação bem sucedida. Ao doar, é possível contribuir para manter abastecidos os estoques de sangue e garantir a vida do maior número de pessoas que necessitem das doações.

Veja também: Doenças do século: como evitar

QUALQUER UM PODE DOAR?

Ficou com vontade de ajudar? Saiba que doar sangue regularmente é possível e muito importante, desde que algumas regras sejam seguidas. Para ser um doador, você precisa ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Se for menor de idade, o adolescente deverá apresentar documento formal de consentimento dos responsáveis para fazer a doação. Está se sentindo indisposto, com gripe, resfriado ou acabou de passar por um mal-estar? A doação não é para você nesse momento. Gestantes ou puérperas também não estão aptas a doar sangue.

homem fazendo doação de sangue

Doar sangue é um processo simples e rápido. Faça sua parte! Imagem: iStock

QUAL O PROCEDIMENTO?

Fazer a doação é muito rápido, simples e totalmente seguro. Todos os materiais utilizados na coleta de sangue são totalmente descartáveis, eliminando completamente quaisquer possibilidades de contaminação. Quando for ao centro de doação, certifique-se de estar bem alimentado e hidratado. Entretanto, evite alimentos gordurosos por, no mínimo, 3 horas antes da doação. Durante um ano, um homem adulto pode doar sangue por quatro vezes, enquanto uma mulher adulta pode doar três vezes. Já o intervalo mínimo entre as doações deve ser de no mínimo dois meses e três meses, respectivamente.

Veja também: Cuide da sua saúde com mais qualidade

O QUE IMPEDE DE DOAR?

É importante saber: se você tiver entre 60 e 69 anos, só será possível doar sangue se você já o tiver feito antes dos 60. Caso tenha feito algum procedimento dentário, também deve-se esperar 72 horas para realizar a doação. Você tem tatuagens ou piercing? Certifique-se de que tenha feito a pelo menos 12 meses antecedentes à doação. Já as tatuagens e perfurações em cavidade oral ou em regiões genitais são impeditivos de doar.

Em casos de transfusão de sangue, a espera deve ser de 1 ano. Tratamentos de fraturas e exames ou procedimentos por endoscopia também requerem que você aguarde 6 meses para realizar a doação. Ter tido hepatite depois dos 11 anos de idade impede a doação. Qualquer evidência clínica de doenças sexualmente transmissíveis e Doença de Chagas ou malária também não permitem a doação de sangue. Usar drogas injetáveis não permite ser doador, uma vez que o sangue não poderá ser aproveitado.

CUIDADOS DEPOIS DA DOAÇÃO

Evite esforços físicos exagerados por no mínimo 12 horas após doar sangue. Aproveite para tomar muita água e não fumar. Nada de bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas também. É importante manter o curativo no local da retirada por 4 horas e não trabalhar em andaimes ou dirigir veículos de grande porte. Se sentir bem durante e depois a doação é o ideal.

Nas unidades de coleta de sangue você consegue tirar todas as suas dúvidas e checar se possui os requisitos para ser um doador. Faça sua parte e contribua para esse poderoso gesto de amor!

Acesse aqui nossas ofertas preparadas para manter sua saúde em dia

Fonte: Ministério da Saúde