As doenças respiratórias mais comuns do inverno e como evita-las

jun 28, 2020

0
As doenças respiratórias mais comuns do inverno e como evita-las

As doenças respiratórias mais comuns do inverno e como evita-las

Mesmo o Brasil tendo seu clima predominantemente quente, há muitas regiões que já começaram a sentir os impactos do inverno. Como podemos fazer para manter o corpo saudável e evitar contrair as doenças respiratórias mais comuns da estação?

DOENÇAS COMUNS DO INVERNO

O inverno por si só já causa muitas mudanças em nossa rotina, seja pela necessidade que nosso corpo tem de poupar energia ou pelas baixas temperaturas que tiram a coragem de sair de casa. E mesmo passando pelos efeitos da pandemia causada pela covid-19, não podemos deixar de nos preocupar com as doenças respiratórias tão comuns da estação, que continuam presentes na vida de muita gente.

Veja também Mudanças de estação e a saúde dos idosos

Além de gripes e resfriados, a asma é uma delas e é preciso ter atenção para evitar que a doença evolua e cause muitos danos à saúde. Tanto as crianças quanto os idosos estão sujeitos a apresentar sintomas asmáticos leves, moderados ou graves. Se você tem asma, provavelmente sabe que essa doença não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos e, quando aliada a uma boa rotina de exercícios, permite mais qualidade de vida.

Veja também Cuide da saúde com mais qualidade

Outro incômodo que aparece com frequência, principalmente nas estações mais secas é a rinite alérgica. No frio é que precisamos recorrer a casacos e cobertores que podem ter acúmulo de ácaros, um prato cheio para agravar a doença. Durante os meses mais frios, tudo o que fazemos costuma ser em locais fechados, geralmente com aglomeração de pessoas e exposição ao ar condicionado. Assim, a defesa do organismo tende a ficar enfraquecida, devido às bruscas oscilações do clima e à baixa umidade do ar e o acúmulo de poluentes.

As bebidas quentes como os chás são muito bem vindas para esquentar e hidratar o corpo. Imagem: iStock

As bebidas quentes como os chás são muito bem vindas para esquentar e hidratar o corpo. Imagem: iStock

ORGANISMO SAUDÁVEL AFASTA AS DOENÇAS

É só a temperatura cair que você já está lá sofrendo com a temida sinusite? Com as vias respiratórias enfraquecidas, aquele acúmulo de muco na região facial que causa dores de cabeça pode ser um incômodo gigante e atrapalhar bastante a rotina seja na infância ou na idade adulta. Mas como manter o isolamento social e conseguir manter todos esses males longe de você e da sua família?

Nos dias mais frios, nossa respiração tende a fazer com que o corpo perca mais água e calor, portanto se as vias respiratórias são atingidas pelo ar seco e frio, os anticorpos presentes no muco natural do corpo diminuem, e o transporte fica comprometido, causando acúmulo nas vias aéreas e propiciando uma maior proliferação das doenças respiratórias.

Veja também Dicas para manter a higiene e evitar doenças

Para manter o organismo protegido, vale tomar algumas medidas. A hidratação é a principal delas. Manter o corpo hidratado com bastante água, sucos naturais e chás impede que o ambiente mais seco interfira na qualidade da sua respiração. Você sabia que mesmo com o frio é importantíssimo manter o ambiente arejado? Isso porque as bactérias tendem a ficar concentradas nos ambientes fechados, principalmente com aglomeração de pessoas. Aproveite os momentos mais quentinhos do dia para abrir as janelas e desligar os aquecedores.

COMO FAZER COM AS ROUPAS DE CAMA

Lençóis, edredons e casacos devem estar limpos antes de entrar em contato com sua pele e sua respiração, então nada de usar a coberta que ficou guardada sem antes lavar e secar ao sol. Evite o acúmulo de pelos de animais dentro de casa, principalmente se você tiver crianças pequenas. Mesmo com aquela preguiça típica do inverno, movimentar o corpo faz muito bem para sua saúde. Portanto, não se esqueça de fazer um pouquinho de atividade física sempre que puder. Também é válido pensar na alimentação e passar a consumir mais produtos naturais. Todo mundo adora um caldo quentinho. Para manter a saúde, prefira os que não forem ultra processados, mas sim feitos com legumes e hortaliças frescos.

Viva melhor com as ofertas que preparamos para você e toda a sua família! Clique aqui

Fontes: Ministério da Saúde | Hospital do Coração (HCor)