Ansiedade na pandemia: como cuidar do organismo

jun 30, 2020

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Ansiedade na pandemia: como cuidar do organismo

Ansiedade na pandemia: como cuidar do organismo

O mundo todo está enfrentando os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus, mas já é possível ver no Brasil os indícios de que o isolamento social ainda vai durar mais um tempo. Como conviver com a ansiedade que tem dominado muitos lares brasileiros nesse momento?

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS NOSSOS DIAS

Para avaliar como a covid-19 tem impactado as mais variadas rotinas, o Ministério da Saúde buscou rastrear como as pessoas têm se sentido durante a quarentena. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e deve ser levada a sério.

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Com a necessidade de recorrer ao isolamento social, mudaram também nossos hábitos de vida, tornando mais difícil manter o organismo saudável. Se você tem filhos, provavelmente já está sentindo na pele as dificuldades de manter as crianças em casa todo o tempo sem recorrer a atividades sedentárias.

PREVENÇÃO À COVID-19 SEM DESCUIDAR DA SAÚDE

A rápida propagação do vírus que causa a síndrome respiratória do coronavírus tem obrigado as famílias a se manter dentro de suas casas, como medida preventiva para conter o avanço da doença. E os impactos que a situação gera na saúde mental tanto dos adultos quanto das crianças precisa ser levado a sério.

Não deixe que a ansiedade tome conta dos seus dias. Cuide mais do seu organismo. Imagem: iStock

Não deixe que a ansiedade tome conta dos seus dias. Cuide mais do seu organismo. Imagem: iStock

Muitos medos e incertezas tomaram conta dos nossos dias e, com eles, o estresse e a ansiedade tem se intensificado. A sensação de impotência diante do cenário brasileiro impacta diretamente na qualidade do sono e da alimentação. Mas então como não deixar a saúde te prejudicar?

FOCO NO BEM-ESTAR PARA MANTER A MENTE SÃ

Para começar a se cuidar e não deixar que o estresse vença, é preciso prestar atenção ao seu interior. Procure dar mais valor às atividades que te fazem bem como ler um livro divertido ou assistir àquela série que você adora. Tudo bem ficar um pouco de fora das notícias do mundo. O importante é reservar momentos de relaxamento sempre que possível.

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Sente que seu sono está comprometido? Que tal focar na sua alimentação? Talvez você possa substituir o jantar por refeições mais leves e refrescantes. Fazer alguns minutos de atividade física todos os dias também vai interferir na qualidade do seu descanso. Pratique!

Se você está respeitando a quarentena, pode ser que esteja com saudade dos seus amigos e familiares. Aproveite para fazer muitas ligações e chamadas de vídeo. Existem muitos aplicativos gratuitos para isso e que servem como alívio para a saudade. Caso precise conversar com um profissional, você pode fazer chamadas de áudio e de vídeo. O Centro de Valorização da Vida (CVV) está apto a te ouvir: basta discar 188 ou clicar aqui.

Lembre-se também da importância de manter os limites para o trabalho remoto e fazer pausas durante o expediente. Você está cumprindo todos os seus deveres. Portanto, não sinta culpa quando for a hora de desligar. Pense na sua saúde, afinal seu organismo precisa estar bem para que você possa ajudar quem você ama. Pense nisso!

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Fontes: Ministério da Saúde | Conselho Nacional de Saúde | CVV