Pele muito seca ou muito oleosa? Aprenda a cuidar!

jul 20, 2020

0
Pele muito seca ou muito oleosa? Aprenda a cuidar!

Pele muito seca ou muito oleosa? Aprenda a cuidar!

Publicado em : Artigos em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Quem tem a pele oleosa costuma sofrer com cravos e espinhas, principalmente no rosto, além de ser um problema nas estações mais quentes. Por outro lado, uma pele muito seca também pode trazer desconforto e é preciso cuidado em todas as idades no calor ou no frio. Como podemos cuidar melhor da saúde da nossa pele, que é tão importante para o nosso bem estar?

    OLEOSIDADE NA MEDIDA

    Ao atingir a adolescência, as grandes mudanças de hormônios são capazes de modificar as características da pele do rosto e aí começam a aparecer as temidas espinhas. Cuidar da pele requer determinação e para os adolescentes não parece ser tarefa fácil. Entretanto, quando cultivamos uma rotina de carinho com nosso corpo, o resultado pode ser visto a longo prazo.

    Você tem uma rotina diária de cuidados com a pele? Fazer a limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação são passos importantes para manter o rosto mais bonito e saudável. No entanto, o surgimento da acne, que é motivo de dúvidas para muita gente, começa na adolescência e pode durar até a fase adulta, mesmo que você cuide da pele. Nesses casos, o histórico familiar pode ser uma das principais causas e os hábitos alimentares adquiridos durante a vida também. Para melhorar a saúde da pele como um todo, vale investir em hábitos mais saudáveis.

    Veja também As doenças respiratórias mais comuns do inverno e como evita-las

    A pele seca também precisa de cuidados, assim como a pele oleosa. Imagem: iStock

    A pele seca também precisa de cuidados, assim como a pele oleosa. Conheça sua pele para saber qual o melhor jeito de cuidar dela. Imagem: iStock

    CUIDADOS COM A PELE DEVEM SER DIÁRIOS

    Quer começar a cuidar da pele desde cedo? Os primeiros passos que devem ser seguidos todos os dias são a limpeza e a hidratação do rosto. Já a esfoliação e a tonificação não precisam ser obrigatórias se a pele tem tendência a ser mais seca. Tanto para peles secas, como as mistas e oleosas, os cuidados começam com o protetor solar. Nosso rosto precisa de proteção mesmo dentro de casa, pois o filtro solar permite combater o envelhecimento precoce da pele.

    Caso você sinta que sua pele tende a ficar seca e opaca, talvez esteja faltando hidratação aí! Vale tomar mais água e abusar do protetor, inclusive se você trabalha no computador o dia todo. Tanto crianças como adultos devem apostar nessa proteção diária, garantindo uma pele jovial e saudável sempre.

    Veja também Melhore sua imunidade para enfrentar o inverno

    QUANDO COMEÇAR A TRATAR A PELE DO ROSTO?

    Mesmo quem já passou pela adolescência e não possui muitas espinhas, deve levar em conta a importância de tratar a pele, principalmente após os 30 anos. Dormir sem retirar a maquiagem ajuda a manter os poros obstruídos, prejudicando a saúde do rosto. Além de cuidados com a estética, ter uma alimentação balanceada, com ingestão de muito líquido permite manter todo o organismo hidratado. Reserve um momento para cuidar de você. A rotina atribulada, principalmente para as mulheres, e a poluição crescente do ar dificultam a manutenção da saúde da pele, mas é importante não desistir e manter um mínimo de cuidado diário.

    CUIDE-SE MAIS TODOS OS DIAS

    Agora que você já sabe o quanto uma pele bem cuidada importa para o bem estar do nosso organismo e nossa autoestima, vem a dúvida: como manter o rosto mais bonito e saudável? Um passo a passo simples com dez pontos essenciais para sua saúde já é capaz de fazer muita diferença. E você pode seguir a rotina que mais fizer sentido para o seu dia a dia. Veja como:

    • Limpe a pele pelo menos duas vezes ao dia;
    • Aposte em um bom hidratante para o dia e para a noite;
    • Não esqueça de remover a maquiagem antes de dormir;
    • Protetor solar deve ser seu melhor amigo todos os dias;
    • Bons hábitos refletem na saúde da nossa pele também, portanto não fume;
    • Nada como a água para manter seu organismo bem hidratado;
    • Procure ter momentos de relaxamento para dormir melhor;
    • Utilize produtos adequados para seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista ou seca.

    Depois de cuidar bem do seu maior órgão, aproveite para não deixar a saúde de lado com os melhores produtos pensados para você.

    Clique aqui e veja nossas ofertas

    Fonte: Ministério da Saúde | Sociedade Brasileira de Dermatologia