Dia Nacional da Saúde: cuide bem da sua!

ago 4, 2020

0
Dia Nacional da Saúde: cuide bem da sua!

Dia Nacional da Saúde: cuide bem da sua!

Em 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, com um significado muito importante para quem atua no setor. Mas por que a data foi criada e como podemos trazer mais visibilidade para que mais pessoas cuidem do organismo?

LUTA PELA SAÚDE DOS BRASILEIROS

Com o nascimento de Oswaldo Cruz, surgiu também uma data dedicada a cuidar do nosso bem mais precioso, a saúde. Especializado em microbiologia, Oswaldo dedicou sua vida à pesquisa científica e foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública, cargo que fez toda a diferença em sua luta para implementar medidas sanitárias no combate a epidemias.

Veja também Dicas para manter a higiene e evitar doenças

As ações para combater os focos do mosquito transmissor da febre amarela trouxeram aos brasileiros a obrigatoriedade da vacinação, gerando uma onda de protestos conhecida como a Revolta da Vacina. Atualmente, vemos nas vacinas nossa maior proteção contra milhares de doenças, inclusive os testes que estão sendo desenvolvidos a todo vapor para erradicar o novo coronavírus.

DIA DE SE CUIDAR AINDA MAIS

Já nesse ano de 2020, com toda essa mudança mundial, é importante refletir sobre como você tem tratado seu corpo e sua mente. De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde, tem aumentado o número de pessoas que passaram a se alimentar melhor, consumindo mais verduras, frutas e hortaliças.

A preocupação com a saúde deve começar na infância, para trazer mais felicidade durante a vida. Imagem: iStock

A preocupação com a saúde deve começar na infância, para trazer mais felicidade durante a vida. Imagem: iStock

A Vigitel verifica como se encontra a situação de vida da população. A partir daí, entra em campo o planejamento de ações capazes de reduzir a incidência de doenças crônicas. A pesquisa aponta informações essenciais para o planejamento de ações de conscientização e melhoria da saúde brasileira, diminuindo a incidência do diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

CORPO E MENTE PRECISAM DE ATENÇÃO

Como você costuma cuidar do seu corpo? Fornecer uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos é imprescindível. Mas o cuidado com o organismo vai além do corpo. Cuidar da mente faz toda a diferença para se manter saudável durante a vida. Estamos passando por momentos de muitas incertezas. Nesse momento, o cuidado com a saúde física e psicológica se torna parte da rotina. Portanto, dedicar-se a atividades que trazem conhecimento e felicidade, são formas de cuidar da mente.

Veja também Ansiedade na pandemia: como cuidar do organismo

Além de deixar o estresse de lado, modificarmos nossa relação com os alimentos industrializados, diminuindo o consumo de gordura e sódio também nos permitirá viver uma vida mais longa. Afinal, buscar a felicidade está nos sonhos de todos nós e um organismo saudável faz parte dessa vivência.

Clique aqui para continuar cuidando da sua saúde com as melhores ofertas da Rede Líderfarma

Para consultar o relatório da Vigitel, clique aqui

 

Fonte: Ministério da Saúde | Secretaria de Vigilância em Saúde