Amamentação: entenda tudo sobre esse ato de amor

ago 11, 2020

0
Amamentação: entenda tudo sobre esse ato de amor

Amamentação: entenda tudo sobre esse ato de amor

O nascimento de um bebê é motivo de muita mudança, que traz alegrias e dúvidas para mães e pais. São muitas informações e novas vivências, capazes de mudar tudo na vida de uma família. E a amamentação faz parte dessa nova rotina.

ROTINA NOVA COM MUITO AMOR

Toda nova mamãe tem uma série de novas práticas para se adaptar. Ao passar pelo parto, vem a fase do puerpério, na qual a amamentação é fundamental para trazer mais saúde para o bebê, além de estreitar os laços entre a mãe e seu filho. Mas e quando surgem as dúvidas acerca desse alimento tão poderoso?

Veja também Dia Nacional da Saúde: cuide bem da sua!

A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER SAUDÁVEL

Se você acabou de se tornar mãe, provavelmente já percebeu que todo mundo quer participar e dar conselhos nesse momento, sobre o que fazer ou não fazer e como amamentar seu bebê para que ele cresça forte e saudável. Mas toda essa participação também pode trazer muitas dúvidas.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a mãe forneça aleitamento materno exclusivamente até os seis meses de vida da criança e de forma complementar até os dois anos de idade. Portanto, alimentar-se bem e fazer boas escolhas nutritivas é fundamental durante esse período. Mas como se alimentar bem? Será que tudo o que se come passa para o bebê? O estilo de vida pode influenciar na amamentação? Essas são algumas das perguntas que muitas mulheres costumam refletir na hora de amamentar.

amamentação

O momento de vínculo que a amamentação proporciona é único entre você e seu bebê. Pense nisso! Imagem: iStock

Ainda durante a gestação, as mamães costumam pesquisar quais alimentos contribuem para aumentar a produção de leite ou que comidas podem causar mais cólicas e desconforto para o bebê. A dica mais valiosa é: não se desespere! Antes de sair cortando tudo da sua alimentação, é preciso lembrar que você também vai precisar de força para se manter saudável e poder oferecer um bom alimento ao bebê.

Veja também Pele muito seca ou muito oleosa? Aprenda a cuidar!

Vale ressaltar que o leite materno é um alimento de ouro, pois é considerado completo para o crescimento e desenvolvimento pleno da criança. Então capriche na sua alimentação! Uma dieta equilibrada e repleta de vitaminas e nutrientes é a forma mais simples de você fornecer toda a saúde que seu bebê precisa para crescer com saúde.

EQUILÍBRIO NO PRATO E NA MENTE

Um prato colorido e multifuncional, que contenha arroz, feijão, verduras, frutas, leite, carnes ou outras fontes de proteína pode fazer maravilhas por você e por seu filho. Mas a hidratação não deve ser esquecida! Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia permite à mulher manter seu próprio organismo bem hidratado e garantir que essa hidratação chegue ao bebê por meio da amamentação.

Veja também Melhore sua imunidade para enfrentar o inverno

Mas só cuidar do corpo não basta! Também é preciso cuidar muito bem da mente, então tente dormir bem e afastar as preocupações da cabeça. A hora de amamentar é um momento de vínculo muito poderoso para a mãe e o bebê e deve ser respeitado. Quando possível, procure um lugar que te traga tranquilidade e sem muitos estímulos externos. Tenha em mente que aquela vida depende de você e capriche nesse ato de amor.

 Conecte-se com seu bebê da forma mais saudável, com essas ofertas que preparamos para você! Clique aqui e confira

 Fonte: Ministério da Saúde | Blog da Saúde Abril