Os níveis de colesterol na alimentação

ago 20, 2020

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Os níveis de colesterol na alimentação

Os níveis de colesterol na alimentação

Nosso corpo possui gorduras importantes, que compõem o metabolismo. O colesterol é uma delas, por desempenhar diversas funções no corpo, como a estruturação das células, produção de hormônios, além da fabricação da bile, parte importante na digestão das gorduras ingeridas.

COLESTEROL ALTO PODE SER UM PROBLEMA

No entanto, em excesso, o colesterol pode provocar acúmulo de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando as chances de infarto, acidente vascular cerebral e doenças coronárias. O acúmulo de colesterol nas articulações, bem como manchas amareladas ao redor dos olhos são sintomas do consumo excessivo de gordura saturada acumulado por anos. Quando há um aumento do colesterol total no organismo, é preciso repensar sua alimentação.

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LDL BAIXO E HDL ALTO SÃO A RESPOSTA?

Alimentos de origem animal, como carnes, ovos, vísceras, leite, manteiga e queijos e alguns óleos de origem vegetal podem ser responsáveis pelo aumento dos dois tipos de colesterol, o HDL, considerado colesterol bom e o LDL, colesterol ruim.

Fazer escolhas saudáveis é possível já na infância e pode render bons frutos na vida adulta. Imagem: iStock

Fazer escolhas saudáveis é possível já na infância e pode render bons frutos na vida adulta. Imagem: iStock

É também nos alimentos ultra processados que podemos encontrar esse tipo de gordura de forma muito concentrada. Salgadinhos, biscoitos, comidas congeladas prontas para consumo e doces prontos possuem altas concentrações de gordura saturada, o que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.

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Você consome muitos embutidos, como linguiça, presunto, mortadela e salsicha? Atenção! A forma como esses alimentos são produzidos contribui para que mais de 50 milhões de brasileiros tenham, pelo menos, uma doença crônica, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Fiocruz em parceria com o IBGE.

MONITORE SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL

Para os adultos, monitorar regularmente os níveis de colesterol no sangue permite saber como está sua saúde. Quanto maior o nível de HDL, menores são os riscos de contrair doenças cardiovasculares. E para manter seu corpo saudável, adotar uma alimentação equilibrada e nutritiva, aliada à prática de exercícios físicos. Controlar seu peso ajuda a manter o colesterol nos níveis saudáveis.

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Na hora das refeições, procure fazer boas escolhas. Prefira óleos vegetais, como o azeite de oliva e carnes magras, como peixes. Nozes e castanhas também apresentam uma boa quantidade de gordura insaturada para ser consumida, desde que consumidas com moderação.

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Fontes: Blog da Saúde | Saúde Brasil | Ministério da Saúde