Sua saúde precisa de uma boa noite de sono

ago 27, 2020

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Sua saúde precisa de uma boa noite de sono

Sua saúde precisa de uma boa noite de sono

Muitos brasileiros não sabem o significado de uma boa noite de sono. Passar as madrugadas em claro pode ser um grande problema quando uma rotina atarefada te aguarda no outro dia.

DORMIR PARA QUÊ?

Quem não adora deitar depois de um dia cansativo e deixar as preocupações de lado para dar lugar a uma bela noite, não é mesmo? Mas quando você começa a se revirar na cama e o sono não vem, pode ser um sinal de que tem algo errado. E é preciso investigar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros têm hoje problemas para dormir. Isso porque a insônia, distúrbio que afeta o sono, tem sido cada vez mais presente na rotina das pessoas.

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A NOITE FOI FEITA PARA CUIDAR DA NOSSA SAÚDE

O sono de qualidade pode fazer maravilhas por nossa saúde, ajudando a prevenir doenças e mantendo o bom funcionamento do cérebro. Nosso equilíbrio físico e mental melhora de acordo com as noites bem dormidas. Mas o que fazer quando a insônia não deixa?

A preparação do seu organismo para enfrentar o dia seguinte depende de como foi a noite anterior. Enquanto dormimos, é feita a limpeza das toxinas acumuladas no nosso corpo durante o dia. É nesse momento também que o cérebro consegue se preparar para se manter funcionando corretamente quando estamos acordados.

NOSSO CORPO E OS ESTÁGIOS DO SONO

É durante os estágios do sono que nossa memória se organiza, mantendo a reserva cerebral necessária para continuarmos vivendo e armazenando lembranças. Durante o primeiro estágio, nosso corpo faz a transição do estado de vigília para o sono mais profundo.

É nesse momento que precisamos desligar a cabeça e evitar pensar nas partes conflituosas da rotina. Já no estágio dois, nosso cérebro se desconecta dos estímulos externos, fazendo com que adentremos o estágio três, de sono profundo ou sono de ondas lentas. É nesse estágio que o sono permite ao cérebro descansar, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.

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O último estágio é conhecido como sono REM (sigla para o rápido movimento dos olhos). Nessa fase, voltamos a ter atividade cerebral intensa, assemelhando o estado com a vigília e ativando o que os especialistas chamam de um outro estado de consciência. Quando deixamos de dormir, privamos o corpo de fazer esse intervalo necessário para manter o organismo saudável. E aí começam os problemas de ansiedade e até mesmo de obesidade.

A insônia aumenta os riscos de doenças e impede o bom funcionamento do cérebro. Evite! Imagem: iStock

A insônia aumenta os riscos de doenças e impede o bom funcionamento do cérebro. Evite! Imagem: iStock

Quando é prejudicado pela falta de sono, o sistema de defesa do nosso corpo fica prejudicado, aumentando o risco de desenvolver doenças antes da hora, principalmente as cardiovasculares. Doenças metabólicas como obesidade e diabetes também tendem a aparecer quando não conseguimos dormir bem.

DISTÚRBIOS DO SONO

Atualmente, algumas das queixas mais frequentes para um sono ruim são a insônia e a apneia – parada respiratória causada pela obstrução das vias aéreas. Problemas comportamentais durante o sono, como sonambulismo, terror noturno e paralisia noturna costumam causar problemas em menor grau, mas ainda devem ser investigados por especialistas para tratamento.

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Você tem problemas para dormir? Talvez seja preciso verificar como estão seus hábitos. Isso porque, muitas vezes, uma pequena mudança na rotina pode diminuir muito o desconforto na hora de cair no sono. Além de mudar os hábitos, também é possível aprender a dormir bem.

Ensinar o cérebro a relaxar antes de ir para cama inclui evitar o uso de eletrônicos e apostar em um ambiente com menos ruídos e baixa luminosidade. Procure se alimentar de forma mais leve depois das 18h e evite falar de trabalho ou se estressar perto da hora de dormir.

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Fontes: Blog da Saúde | Instituto do Sono | Ministério da Saúde