Alimentos ajudam no crescimento das crianças

out 9, 2020

0
Alimentos ajudam no crescimento das crianças

Alimentos ajudam no crescimento das crianças

Seus filhos costumam comer bem? Na hora de montar o prato dos pequenos, é importante saber quais alimentos podem ajudar no desenvolvimento saudável das crianças. Após os seis meses, quando os bebês já podem começar a receber alimentos, é preciso oferecer variedade, mas com cautela. Isso porque nessa fase, os riscos de reações alérgicas são grandes.

ALERGIA A ALIMENTOS SÃO COMUNS NA INFÂNCIA

Alergias ao leite animal têm se tornado cada vez mais comuns. Mas como oferecer esses alimentos sem medo aos pequenos? Estudos mostram que bebês que ingerem ovo e leite de vaca no dia a dia tendem a diminuir as chances de ter desnutrição associada ao crescimento, por serem fontes naturais de proteína, gorduras, vitaminas e minerais.

Veja também Amamentação: entenda tudo sobre esse ato de amor

Por terem o custo menor que as carnes, esses alimentos podem se tornar aliados da alimentação. Mas é importante ficar atento! Em caso de alergias, saiba que outros alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais também ajudam a promover o crescimento saudável.

BOA ALIMENTAÇÃO AJUDA A CRESCER

Toda criança saudável precisa ter uma curvatura de crescimento ascendente. E a alimentação que os pais oferecem a seus filhos tem muita influência nesse crescimento. Além do leite materno, o leite de origem animal, por estar presente na alimentação, também é responsável por manter as crianças bem nutridas, com a quantidade saudável de vitaminas e minerais em dia.

Alguns alimentos ajudam no crescimento saudável. Se for substituir, fique atento aos valores nutricionais. Imagem: iStock

Alguns alimentos ajudam no crescimento saudável. Se for substituir, fique atento aos valores nutricionais. Imagem: iStock

No entanto, hoje muitos pais optam por manter a dieta dos filhos livre de leite. É importante não perder de vista que os bebês precisam de cálcio diário para crescerem bem. Ao consumir menos proteínas que o necessário por dia, os pequenos podem apresentar déficit na curvatura do crescimento.

COMO ESTIMULAR O CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS

Enquanto dois copos do leite de vaca possuem 16 gramas de proteína, o necessário para uma criança de 3 anos, o leite vegetal de amêndoas possui apenas 4 gramas. Portanto, se a sua intenção é oferecer uma alimentação vegana e livre de alimentos de origem animal, é preciso estar atento para não comprometer o crescimento dos pequenos. Para o caso das crianças com intolerância a lactose, vale optar por alternativas e procurar opções saudáveis para oferecer ao seu bebê. Visite sempre um médico para tirar suas dúvidas quanto a complementação alimentar.

Veja também Sua saúde precisa de uma boa noite de sono

Mas não é somente por meio da alimentação que podemos ajudar a estimular o crescimento dos bebês. A falta de sono é um fator determinante para que as crianças possam crescer bem. Seu filho não tem rotina para dormir? Então está na hora de pensar em uma. Com o cansaço dos pais e a insistência dos filhos, deixa-los ficarem acordados pode parecer mais fácil no começo, mas os pequenos precisam de uma rotina regrada de sono para conseguirem se desenvolver com saúde.

Vale contar historinhas ou colocar o horário do banho logo antes da hora de dormir, para que as crianças relaxem. Evite oferecer televisão e telas no escuro. O horário do sono é sagrado e precisa ser respeitado por todos os familiares. Além de ser um ótimo momento para você se conectar ao seu filho, Aproveite!

Para cuidar da alimentação e da saúde da sua família, conte com a Líderfarma!

Clique aqui e veja nossas ofertas

Fontes: Blog da Saúde | Veja Abril Saúde | Ministério da Saúde