Lave as mãos para evitar doenças

out 14, 2020

0
Lave as mãos para evitar doenças

Lave as mãos para evitar doenças

Em meio a esse momento que todo o mundo está vivendo, o dia mundial de lavar as mãos ganha novos significados. Mas é importante lembrar que a prevenção contra diversas doenças transmissíveis, principalmente para quem usa transporte público, está na simples combinação de água e sabão.

MANDE A SUJEIRA EMBORA EMBAIXO DA TORNEIRA

Assim como ensina a letra da música ‘Lavar as Mãos”, composta por Arnaldo Antunes nos anos 80, a prática de higienização das mãos e braços deve ser diária e frequente em todas as idades. Agora, em 2020, vemos a importância de fazer desse hábito uma rotina em todos os lares.

Veja também Combata o estresse para não perder a saúde

Mas por que lavar as mãos ajuda a prevenir tantas doenças? Algumas doenças que acometem grande parte da população, como herpes, gripes e viroses podem ser evitadas ao lavar as mãos e braços com água e sabão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos principais instrumentos contra epidemias como a que estamos enfrentando com o coronavírus. Além disso, estar com as mãos limpas também ajuda a manter a saúde dos bebês, já que muitas mortes de recém-nascidos podem ser evitadas apenas com a eliminação de vírus e bactérias na lavagem.

O hábito de lavar as mãos deve ser uma prática de toda a família para garantir a saúde. Imagem: iStock

O hábito de lavar as mãos deve ser uma prática de toda a família para garantir a saúde. Imagem: iStock

MAS E AS OUTRAS FORMAS DE TRANSMISSÃO?

Microrganismos prejudiciais à saúde podem acontecer de várias formas, sejam elas pelo contato direto ou indireto, ou até mesmo pela respiração do mesmo ar em locais mal ventilados. Isso porque são as gotículas de saliva e secreções respiratórias que, ao entrarem em contato com alguém que está com a imunidade fragilizada, podem ocasionar doenças.

Veja também Por que a alergia ocular é comum na primavera?

Você trabalha em escritório fechado com ar condicionado? Atenção à sua saúde. Todo ar condicionado deve ser higienizado com frequência, para que não haja proliferação de microrganismos. Nossas mãos estão o tempo todo em contato com o meio ambiente e é preciso não descuidar da saúde, para evitar levar doenças para dentro da sua casa.

APRENDA A LAVAR AS MÃOS

Para higienizar corretamente suas mãos, não adianta passar rapidamente embaixo da torneira! Use sempre sabão ou detergente e prepare-se para esfregar bem, pois só assim você vai conseguir eliminar vírus e bactérias. Comece pelas palmas das mãos e esfregue também todos os dedos e os espaços entre eles.

Não se esqueça das unhas e das pontas dos dedos, que são as primeiras a entrar em contato com toda e qualquer superfície. E quanto à frequência? Antes e depois de começar a cozinhar e antes de comer é fundamental lavar as mãos e braços. Mantenha a higiene também quando for ao banheiro. Mesmo quando está limpo, o vaso sanitário é uma fonte de microrganismos e de transmissão de doenças. Cuide-se para evitar a auto contaminação, principalmente ao usar banheiros públicos.

No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. Portanto, ensine seus filhos a lavar bem as mãos e manter a higiene do corpo para uma vida saudável. Preparamos diversas ofertas para ajudar você a cuidar da saúde todos os dias.

Clique aqui e veja nossas ofertas

Fonte: Blog da Saúde | Ministério da Saúde