Saúde bucal: doenças que ninguém percebe

out 22, 2020

0
Saúde bucal: doenças que ninguém percebe

Saúde bucal: doenças que ninguém percebe

A saúde da sua boca está em dia? A nutrição do seu organismo depende de uma boa saúde bucal, pois a boca interage com todas as estruturas do seu corpo. E existem muitas doenças que podem levar a enfermidades mais graves, como problemas cardiovasculares ou diabetes.

DOENÇAS BUCAIS PODEM PREJUDICAR O CORPO

Algumas das principais doenças bucais que costumam aparecer durante a vida são as placas bacterianas, as cáries, cálculos dentários, doenças de gengiva, além de lesões bucais. Essas doenças podem estar presentes no seu dia a dia sem que você saiba e causarem doenças mais graves.

Veja também Combata o estresse para não perder a saúde

O QUE CADA DOENÇA PODE FAZER NO SEU ORGANISMO

Em primeiro lugar, vamos falar das tão comuns placas bacterianas. Também chamadas de biofilme dental pelo odontologistas, a placa é formada por bactérias e restos de alimentos que permanecem em nossos dentes e na gengiva, criando uma película incolor. Quando ingerimos muito açúcar frequentemente, esse tipo de placa tende a se proliferar mais rapidamente, causando cáries, doenças da gengiva e mau hálito se não for removida.

A prevenção e os cuidados com a saúde bucal devem começar já na infância. Pratique! Imagem: iStock

A prevenção e os cuidados com a saúde bucal devem começar já na infância. Pratique! Imagem: iStock

As cáries, causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, são uma das doenças bucais mais comuns no mundo. Isso porque a não escovação correta gera as cáries, que destroem os dentes progressivamente. Esse tipo de doença é silencioso e causado pelos ácidos resultantes da ação das bactérias nos dentes e na gengiva. Quando não tratada, pode comprometer toda a estrutura calcificada dos dentes, trazendo muita dor e desconforto.

Veja também Alimentos ajudam no crescimento das crianças

Já o cálculo dentário ou tártaro pode surgir quando a placa bacteriana não é totalmente removida. Para isso, existe a limpeza profissional que o dentista pode fazer nos dentes, removendo esse mal.

CUIDE DA BOCA COMO UM TODO

Mas e quando a doença não está nos dentes, mas sim na gengiva? A inflamação na gengiva, também chamada de gengivite, é mais comum do que parece e é causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Inicialmente, pode-se perceber leves sangramentos na gengiva.

Se você já sentiu aquele desagradável gosto de sangue na boca, fique atento: não se deve parar de fazer a escovação correta nos pontos de sangramento. Intensifique a limpeza dos dentes e não esqueça de incluir o fio dental na sua rotina.

Veja também Lave as mãos para evitar doenças

Tenha em mente que gengivas saudáveis não devem sangrar. Quando algo está errado na boca e não é tratado, pode evoluir para uma Periodontite, inflamação no osso que suporta a arcada dentária, levando até mesmo à perda dos dentes.

ATENÇÃO TAMBÉM ÀS LESÕES BUCAIS

Nos momentos de escovação dos dentes, conseguimos observar se existem lesões, como manchas, caroços, inchaços, placas ou feridas, principalmente na língua, na bochecha, no céu da boca e nos lábios. Doenças como herpes, aftas e inflamações causadas por próteses removíveis e aparelho fixo podem aparecer ao longo da vida e é preciso não descuidar.

Se você tem mais de 40 anos ou é consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, vale o alerta: procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo e evite o câncer de boca. O exame é visual, indolor e pode fazer toda a diferença na sua saúde.

A melhor forma de cuidar da saúde bucal é com a prevenção. Ensine seus filhos desde pequenos a manter a boca bem higienizada, para que não haja surpresas desagradáveis na idade adulta.

Cuide mais da sua saúde com nossas ofertas pensadas para seu bem estar. Clique aqui

Fonte: Blog da Saúde | Ministério da Saúde