Por que a automedicação é um risco?

out 29, 2020

0
Por que a automedicação é um risco?

Por que a automedicação é um risco?

Todo mundo já passou pela experiência de ir à farmácia ou pedir para algum parente aquele remédio coringa para sanar um problema, não é mesmo? Mas por que esse costume que o brasileiro tem de tomar medicamentos por conta própria pode ser tão prejudicial?

AUTOMEDICAÇÃO PODE PREJUDICAR A SAÚDE

Muitas vezes vista como uma medida de alívio para os mais diversos sintomas, a automedicação acaba trazendo consequências mais graves do que podemos imaginar. Isso porque o uso incorreto de medicamentos pode camuflar e esconder sintomas que serviriam de alerta para o corpo.

Veja também Por que a alergia ocular é comum na primavera?

Quando algo não vai bem, precisamos dos alertas que nosso organismo fornece. No caso dos remédios antibióticos, por exemplo, a atenção precisa ser ainda maior. Quando usados sem critério, esses medicamentos contribuem para o aumento da resistência de microorganismos, comprometendo a eficácia de outros tratamentos posteriores.

Grande parte das pessoas mais velhas recorre à automedicação, que oferece riscos à saúde. Evite prejudicar seu organismo. Imagem: Istock

Grande parte das pessoas mais velhas recorre à automedicação, que oferece riscos à saúde. Evite prejudicar seu organismo. Imagem: iStockPhoto

COMBINAÇÃO DE REMÉDIOS SEM PRESCRIÇÃO: UM PERIGO

Outra grande preocupação que serve de alerta é o uso de remédios que não deveriam ser tomados juntos. A administração inadequada de um medicamento é capaz de anular o efeito do outro e prejudicar o tratamento de doenças.

Veja também Saúde bucal: doenças que ninguém percebe

Entretanto, essa prática pode trazer ainda outras consequências mais visíveis, como reações alérgicas, dependência e até mesmo a morte, em casos mais graves. Para quem está habituado a se automedicar como forma de resolver rapidamente um problema, vale o alerta! O perigo de intoxicação com os efeitos colaterais dos remédios pode estar mais próximo do que parece.

VARIEDADE DE PRODUTOS FABRICADOS

A indústria farmacêutica hoje possui inúmeros tipos de laboratório comercializando os mesmos medicamentos. Essa grande facilidade de acesso aliada à cultura de comodidade vê nas farmácias um local com grande variedade.

As farmácias oferecem diversos produtos voltados ao cuidado com a saúde e bem estar, com informações médicas de confiança. Então, é importante saber que ao surgir alguma dúvida, sua farmácia estará pronta para atender. Pergunte antes de comprar um medicamento!

ATENÇÃO À DOSAGEM DOS MEDICAMENTOS

Quando você vai a uma consulta e recebe uma receita médica, saiba confiar na prescrição. Somente médicos e cirurgiões-dentistas são capazes de diagnosticar doenças e estão aptos a prescrever tratamentos e receitar medicamentos.

Veja também Lave as mãos para evitar doenças

Entenda a importância de manter a posologia indicada na receita médica. Aumentar as doses por conta própria pode impedir de perceber algum sintoma, além de ser um risco para sua saúde.

Antes de tomar um medicamento sempre leia a bula e procure saber quais os possíveis efeitos colaterais para o remédio que vai tomar. A dose certa pode fazer muita diferença quando a saúde do seu organismo está em jogo.

E para te ajudar a manter o corpo saudável em todas as idades e com consciência, preparamos diversas ofertas para você.

Clique aqui e confira

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia | Ministério da Saúde