Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar

nov 4, 2020

0
Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar

Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar

As temperaturas estão aumentando e é preciso cuidar da saúde, inclusive nesse momento, em que estamos mais dentro de casa. Em todas as faixas etárias, o uso do protetor solar traz a proteção necessária todos os dias. A falta de proteção contra a incidência dos raios solares pode causar câncer de pele.

PROTEÇÃO DIÁRIA PARA A PELE

O uso regular do protetor solar é fundamental para a prevenção do câncer de pele. Mas vale lembrar que não basta somente usar esse tipo de proteção. O produto precisa ser aplicado diariamente e reaplicado a cada 3 horas. A pele do nosso rosto é mais sensível do que parece e, mesmo quando não está diretamente exposta ao sol, continua sofrendo a ação dos raios ultravioletas. Por isso, manter uma rotina de cuidados e aplicar o protetor solar no rosto mesmo dentro de casa.

Veja também Por que a automedicação é um risco?

COMO ESCOLHER O PRODUTO IDEAL

Cada tipo de pele requer um tipo de proteção. Na hora de escolher o filtro solar que mais combina com sua pele, é importante levar em conta algumas características. Comece procurando por produtos com alto fator de proteção solar (FPS), pois assim é possível saber se o filtro será efetivo ao proteger contra os raios UVB, associados ao câncer de pele.

Lembre-se de repassar o protetor solar para manter a proteção do organismo. Imagem: iStock

Lembre-se de repassar o protetor solar para manter a proteção do organismo. Imagem: iStock

Qual seu tom de pele? Não se engane, pessoas com a pele escura também precisam se proteger e devem procurar por produtos com fator mínimo de 15, embora o mais recomendado seja acima de 30. Já para quem tem a pele muito clara e costuma fugir do sol, o fator de proteção solar ideal é em torno de 60.

A PARTIR DE QUAL IDADE USAR PROTETOR SOLAR?

O uso do filtro solar não é recomendado para bebês de até 6 meses, já que o risco de absorver componentes do produto por meio da pele é alto nessa faixa etária. Nessa fase de vida, o ideal é recorrer às roupinhas e chapéus que possam ajudar a proteger a pele, além de evitar a exposição dos bebês ao sol entre as 10h e 16h.

Veja também Lave as mãos para evitar doenças

Já para as crianças maiores, a partir dos 6 anos, é preciso não descuidar da proteção, principalmente se os seus filhos vão ficar brincando ao ar livre, no mar ou piscina. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda uma quantidade específica para cada parte do corpo. No rosto, a proporção de protetor solar é equivalente a uma colher de chá, enquanto para o corpo, o equivalente a duas colheres de chá é suficiente, para quem vai estar com grande parte do corpo exposta ao sol. Após três horas de exposição, é preciso repassar o filtro solar, tanto para os adultos quanto para as crianças.

MESMO DENTRO DE CASA É PRECISO PROTEGER

Você está trabalhando em casa e tem passado muitas horas em frente ao computador? Então saiba que a luz do computador também é um tipo de radiação que incide sobre a pele e, por isso, seu corpo e rosto requerem proteção. Diferentemente de outras doenças, os danos solares no organismo são cumulativos. Mesmo após parar de expor ao sol, muitas alterações na pele ainda podem se manifestar. Portanto, é essencial fazer da proteção um hábito, principalmente entre as crianças.

Clique aqui e aproveite as ofertas que preparamos especialmente para você e sua família.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia | Ministério da Saúde