Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

nov 8, 2020

0
Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

Cada fase da vida tem suas características e pode gerar as mais diversas dúvidas. Será que antitranspirantes causam câncer? Podemos ficar doentes ao dormir com o cabelo molhado? Quando o clima esfria, ficamos gripados? Essas são apenas algumas das muitas perguntas que a gente se faz sobre nossa saúde.

INFORMAÇÃO AJUDA A MANTER A SAÚDE

Sempre que temos uma dúvida relacionada à saúde, o melhor a fazer é se informar. Por isso, reunimos aqui as dez principais questões sobre o funcionamento do nosso organismo e como podemos protege-lo o ano todo.

Veja também Combata o estresse para não perder a saúde

CLIMA FRIO É SINÔNIMO DE RESFRIADO?

Não é bem assim. Sair na rua durante o inverno só vai trazer resfriados se você estiver em contato com germes e micróbios. Entretanto, quando as temperaturas abaixam, os vírus tendem a se proliferar com mais força, facilitando a contaminação. Durante os dias mais frios, o ideal é que nosso corpo esteja bem agasalhado, para ficar mais confortável e evitar pneumonias.

SOMENTE A MÁ ALIMENTAÇÃO É CAUSADORA DA OBESIDADE INFANTIL?

Tanto nas crianças como nos adultos, a obesidade é multifatorial. O ganho excessivo de peso está diretamente relacionado ao consumo alimentar acima do necessário e a falta de atividade física, mas esses não são os únicos fatores que devem ser levados em conta.

Veja também Alimentos ajudam no crescimento das crianças

A grande oferta de publicidade de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados e embutidos, aliada ao baixo acesso a uma alimentação rica em nutrientes favorecem o ganho de peso. Para evitar chegar ao quadro da obesidade, incluir na rotina algumas atividades e horários certos para as refeições pode ser a chave para uma infância mais saudável.

PODE COLOCAR GELO EM QUEIMADURAS POR REAÇÃO QUÍMICA?

Quando sofremos uma queimadura, a pele fica lesionada por uma reação inflamatória e, nesse momento, colocar gelo em cima não é o mais indicado. Para lesões mais leves, o melhor é mergulhar o local em água fria durante cerca de 5 minutos e depois lavar com sabão neutro e aplicar pomada antibiótica.

Agora, se a queimadura for muito grande ou profunda, procure interromper imediatamente o processo de queimadura e remova roupas, jóias e próteses. Cubra as lesões com tecidos limpos, enquanto busca por atendimento médico emergencial.

É importante manter uma rotina de exames e consultas para tirar suas dúvidas e garantir a saúde do organismo. Imagem: iStock

É importante manter uma rotina de exames e consultas para tirar suas dúvidas e garantir a saúde do organismo. Imagem: iStock

USAR ANTITRANSPIRANTES PODE CAUSAR CÂNCER?

Esse é um assunto que costuma gerar bastante dúvidas para as mais diversas faixas etárias. O que acontece é que os desodorantes antitranspirantes impedem temporariamente a saída do suor. Alguns estudos apontam para a correlação entre os desodorantes e o aparecimento de tumores malignos, porém há estudos epidemiológicos que questionam essa teoria, apesar de alguns produtos poderem causar irritações na pele das axilas.

INGERIR MUITO AÇÚCAR PODE CAUSAR DIABETES?

A ingestão de açúcares acima do recomendado não é capaz de causar a elevação da glicemia crônica. Entretanto, vale lembrar que a má alimentação contribui para o sobrepeso e a obesidade. Esse sim é um fator de risco para desenvolver diabetes. Portanto, procure limitar as guloseimas e manter uma rotina de atividades físicas.

Veja também Os níveis de colesterol na alimentação

QUEM SOFREU UMA CONCUSSÃO PODE DORMIR?

Quando batemos a cabeça, é importante manter a consciência para podermos acompanhar os sintomas, ou até a ajuda médica chegar ao local. Mas atenção: após saber o diagnóstico e realizar os exames pedidos pelo médico, é preciso descansar e dormir para que a recuperação seja mais efetiva.

LER EM LOCAIS MAL ILUMINADOS PREJUDICA A VISÃO?

Não há estudos concretos que mostram danos duradouros causados por leitura com pouca luz. Mas esse é um hábito que pode provocar cansaço aos olhos a curto prazo. Para deixar a leitura mais confortável, posicione a luz para iluminar diretamente a página, assim você evita ofuscar a visão por conta da luminosidade.

Veja também Por que a alergia ocular é comum na primavera?

A MANIA DE ESTALAR OS DEDOS CAUSA ARTRITE?

Essa é uma dúvida que costuma assustar quem tem o hábito de estalar os dedos. Até hoje não há estudos decisivos sobre essa prática estar diretamente ligada aos males nas articulações e artrite. Entretanto, a depender da frequência, estalar os dedos pode causar danos e inchaços nos tecidos moles, trazendo desconforto e dores.

O CÂNCER DE PELE SÓ ACONTECE EM PESSOAS MUITO BRANCAS?

Cuidado com esse mito! As peles mais escuras não são imunes à ação dos raios UV, que prejudicam a pele. Para evitarem esse tipo de câncer, as pessoas morenas e negras devem usar protetores solares de, no mínimo, fator 15, aumentando a dose se forem ficar diretamente expostas ao sol.

Veja também Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar

OS IDOSOS PRECISAM DE MENOS SONO?

A quantidade de sono necessária para viver com saúde varia de pessoa para pessoa, mas não tem ligação direta com a idade. Normalmente, vemos idosos dormirem menos que pessoas mais jovens por conta de doenças crônicas características da faixa etária mais avançada. Os medicamentos usados para cuidar da saúde podem ter efeito na qualidade do sono. O ideal para o bem do organismo é manter uma rotina de, pelo menos, 7 horas diárias de sono.

Após ler essas explicações, você se sente mais confortável para cuidar da sua saúde? Conte aqui nos comentários outras dúvidas que costuma ter e aproveite nossas ofertas pensadas para cuidar de você!

Clique aqui e descubra o melhor para sua saúde

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA) | Blog da Saúde | Ministério da Saúde | Biblioteca Virtual em Saúde

Veja também Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar