Cuidados com a pele no verão

dez 4, 2020

0
Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

Cada tipo de pele tem suas próprias características e precisam de cuidados especiais, principalmente durante o verão. Para quem tem a pele do rosto mais sensível, é importante não descuidar na hora de se expor ao sol.

COMO CUIDAR DE CADA TIPO DE PELE

A pele seca tem como característica a perda excessiva de água, portanto tende a perder a luminosidade, deixando os poros pouco visíveis. No verão, as altas temperaturas e os efeitos do sol diretamente na pele seca podem causar vermelhidão e descamação.

Veja também Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar

Conforme envelhecemos, esse tipo de pele tende a apresentar linhas de expressão mais marcadas e fissuras. Portanto, nada de banhos muito quentes e demorados para evitar aumentar ainda mais o ressecamento da pele.

Manter uma boa alimentação e usar os produtos corretos para seu tipo de pele são boas formas de cuidar da saúde. Imagem: iStock

Manter uma boa alimentação e usar os produtos corretos para seu tipo de pele são boas formas de cuidar da saúde. Imagem: iStock

É muito comum que a pele oleosa faça parte da vida dos mais jovens. Esse tipo de pele costuma ter o aspecto mais brilhante e espesso, devido ao aumento da produção de sebo. Aspectos hormonais, típicos da adolescência, assim como a exposição ao sol em excesso também contribuem para uma pele oleosa, com poros dilatados e maior tendência a acne, cravos e espinhas.

PELES MISTAS TAMBÉM PRECISAM DE CUIDADOS

Quem tem a pele mista, precisa saber como cuidar dela. Isso porque as peles mistas apresentam aspecto oleoso e poros dilatados nas áreas do nariz, queixo e testa, enquanto nas bochechas e extremidades do rosto, a pele é mais seca.

Veja também Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

Nesse caso, as peles mistas também precisam de cuidado, principalmente quando ficam longos períodos expostas ao sol. Procure escolher os produtos corretos para cuidar da pele e evitar o aparecimento de manchas e doenças mais graves.

PRODUTOS PENSADOS PARA SUA PELE

Na hora de se cuidar, é essencial apostar em produtos de acordo com seu tipo de pele. As peles mais claras possuem menos acúmulo de melanina, portanto tendem a ser mais sensíveis na exposição ao sol. Entretanto, quem tem a pele mais escura pode não sofrer tanto com descamações, mas ainda precisa passar protetor solar todos os dias e evitar o sol direto por longos períodos.

Veja também Cuidados com a saúde no uso de repelentes

Manter o organismo bem hidratado e o corpo e cabelos protegidos pode fazer toda a diferença para a saúde da sua pele. As temperaturas quentes pedem mais ingestão de líquidos, como água de coco, água e sucos de frutas. Além disso, vale a pena abusar dos hidratantes para a pele tanto pela manhã quanto ao fim do dia.

ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É ALIADA DA SAÚDE

Estações quentes precisam de uma boa alimentação para manter o corpo saudável. São alimentos como cenoura, mamão, maçã e beterraba que ajudam a prevenir os possíveis danos que o sol pode causar no seu organismo, por conta da sua ação antioxidante.

Vai comer carne? Prefira as versões grelhadas e diminua a quantidade de carboidratos para melhorar a hidratação do organismo. Nesses momentos, costumamos estar mais propensos a consumir alimentos ricos em vitaminas e com menos gorduras, que trazem mais benefícios também para a pele.

Aproveite para cuidar mais do seu corpo com os melhores produtos!

Clique aqui e veja nossas ofertas

 

Fontes: Sociedades Brasileira de Dermatologia | Ministério da Saúde