Detox de fim de ano: cuide do seu organismo

dez 13, 2020

0
Detox de fim de ano: cuide do seu organismo

Detox de fim de ano: cuide do seu organismo

Quem não adora as comemorações de Natal e Ano Novo? Estar com a família e aproveitar as festas de fim de ano, com guloseimas típicas, doces e bebidas alcoólicas é algo que muita gente espera ansiosamente. Mas será que as dietas detox são suficientes para cuidar da saúde mesmo com os exageros dessa época de festas?

COMO FICA A SAÚDE COM OS EXCESSOS DE FINAL DE ANO

Depois da comilança típica das festas, muitas pessoas começam a fazer dietas para começar janeiro com o organismo mais saudável. Entretanto, é importante ter em mente que nem todo detox vai fazer bem para o corpo.

Veja também  Cuidados com a pele no verão

Para ter resultados mais positivos na alimentação e desintoxicar o organismo é preciso procurar por orientação especializada. O ideal é consultar um nutricionista, para não cair em dietas que não suprem as necessidades de nutrientes do corpo.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR É A CHAVE DO DETOX

É comum se exceder um pouco na alimentação quando a família está reunida e há tanta opção de comidas gostosas à disposição. Mas para começar as festas com mais disposição, basta começar com escolhas. Na hora de montar o prato, faça escolhas e vá alternando entre as refeições.

Veja também Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

A mudança de hábitos alimentares após a ceia pode começar com sucos detox, que trazem nutrientes e ajudam a desintoxicar o corpo. Priorize uma alimentação à base de frutas frescas, legumes e verduras, aproveitando os alimentos integralmente.

Os sucos naturais ajudam a desintoxicar o organismo após as festas de fim de ano. Imagem: iStock

Os sucos naturais ajudam a desintoxicar o organismo após as festas de fim de ano. Imagem: iStock

A hidratação também faz parte do processo de recuperação do organismo, portanto aproveite a estação e abuse da água de coco e dos sucos naturais. Receitas de suco verde, que levam bastante fibra, também são bem vindas pela manhã. Couve, cenoura, gengibre e maçã são ingredientes que ficam ótimo juntos e contêm alto teor de vitaminas e nutrientes.

Que tal um suco para manter as energias em alta? Você vai precisar de:

– 500ml de água de coco

– 2 maçãs sem as sementes

– Suco de 1 limão

– 2 folhas de couve

– Gengibre e hortelã a gosto

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Se preferir, você pode coar o suco antes de ingerir. Cuide do seu corpo para aproveitar as festas com mais saúde.⠀

Veja também Cuide da saúde do seu corpo usando protetor solar

MENOS GORDURAS E MAIS SAÚDE

A alta ingestão de carboidratos e gorduras durante as festas de Natal e Réveillon aliada ao álcool em excesso podem prejudicar seus dias de descanso. Para evitar a temida ressaca, comece o dia com alimentos leves, e lembre-se de colocar sempre uma salada no prato para evitar os carboidratos em excesso. Os exercícios físicos também são aliados de uma vida com mais saúde. Movimente-se mais, seu corpo agradece!

O ano de 2020 está acabando, então essa é a hora perfeita para você começar a cuidar mais de si e da sua família com os melhores produtos e medicamentos.

Clique aqui para ver nossas ofertas

 

Fontes: Blog da Saúde | Guia Alimentar para a População Brasileira | Ministério da Saúde