Marcado pela pandemia do Coronavírus, o ano de 2020 trouxe novas formas de viver e entender o mundo à nossa volta. Mudanças significativas nos serviços de saúde ainda refletem um cenário incerto para 2021. Com a chegada das vacinas em muitas partes do mundo, são grandes as expectativas para o futuro da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão para o começo da imunização será em janeiro. Caso não seja possível, um cenário médio prevê imunização possível é para meados de fevereiro. Melhores cenários dependem de um conjunto bem sucedido de ações dos laboratórios que estão trabalhando no desenvolvimento de vacinas, além do processo e dos requisitos de registro emergencial e definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Cuide-se! Lave as mãos para evitar doenças
Tanto países da Europa quanto os EUA já iniciaram projetos de imunização contra a covid-19. Já na América do Sul, a Argentina iniciou a aplicação do seu imunizante em públicos prioritários.
Para o Brasil, é necessário que os laboratórios solicitem o registro para as vacinas e que a Anvisa aprove a solicitação para a liberação das doses. O Instituto Butantan já tem a posse de doses prontas da vacina Coronavac, porém ainda carece da autorização de uso da Anvisa e permanece na terceira fase de testes.
Após um ano conturbado e com muitas incertezas, criamos novas rotinas para manter a saúde. Proteja-se em 2021. Imagem: iStock
O ano novo começou já com restrições para quem precisa viajar de avião. Desde o dia 30 de dezembro, os passageiros de voos internacionais que embarcarem para o Brasil devem apresentar o teste negativo RT-PCR para a presença do vírus no organismo.
A apresentação do teste realizado em laboratório é obrigatória tanto para estrangeiros quanto para brasileiros, não importando a origem e o teste deve ser realizado dentro de um período de até 72 horas anterior à viagem. Apenas as crianças menores de dois anos estão dispensadas do teste.
Conheça Novos hábitos para manter a saúde
Além disso, os viajantes que vierem do exterior deverão preencher também uma declaração de saúde (DSV) e apresentar o comprovante de preenchimento à companhia aérea, por exigência da Anvisa.
Para os voos com escalas restritas dentro do aeroporto, o prazo de 72 horas contará a partir do embarque do primeiro trecho da viagem. Já para as conexões com desembarque seguido de imigração, um novo teste precisará ser realizado.
Mesmo com tantas restrições ainda sendo impostas para a segurança da população, as perspectivas para o fim da pandemia são positivas. Nesse momento, é preciso organizar a mente para conseguir realizar os planos de 2021.
Focar em alguns pontos básicos pode ajudar a se manter são até a chegada das vacinas. Comece cuidando da sua saúde física. Mesmo em casa, é possível fazer exercícios e divertir as crianças. Distrair a cabeça também faz parte das necessidades básicas para manter o organismo saudável.
Leia também Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia
Suas finanças passaram a ser um problema? Aproveitar a rotina em casa para economizar em transporte e alimentação é um passo fundamental, que precisa ser seguido por todos os integrantes da casa. Vale conversar com seus filhos para diminuírem o consumo e ajudarem nas tarefas domésticas, afinal, uma casa limpa e organizada também é uma forma de cuidar da saúde.
Com algumas práticas simples e a cooperação de quem você ama, será possível continuar enfrentando essa nova realidade. Proteja sua família até a tão esperada imunização.
Cuide da sua saúde com economia, clique aqui e veja nossas ofertas
Fonte: Portal Hospitais Brasil | Portal G1| Ministério da Saúde | CNN