A importância do farmacêutico para sua saúde

jan 15, 2021

0
A importância do farmacêutico para sua saúde

A importância do farmacêutico para sua saúde

Em janeiro, comemora-se o dia do farmacêutico, uma homenagem mais do que necessária aos profissionais de saúde que dedicam suas vidas a cuidar da população. Muito além do trabalho direto em busca do uso racional de medicamentos, esses profissionais atuam em outras grandes áreas, como comunidades indígenas e no Sistema Único de Saúde.

A PROFISSÃO FARMACÊUTICA

Parte essencial da saúde dos brasileiros está nas mãos do farmacêutico, que tem contato direto com o paciente. Antes de ser um atendente no balcão da farmácia, esse profissional tem uma grande responsabilidade social. Avaliar as prescrições médicas que os pacientes trazem e esclarecer as dúvidas e orientações fazem parte da rotina dentro da farmácia,

O dever de transmitir confiança para a realização dos tratamentos corretos, evitando que os pacientes recorram à automedicação faz com que esses profissionais sejam imprescindíveis. Ser farmacêutico não é somente prescrever medicamentos e interpretar o outro. A principal função da profissão é garantir o bem-estar, por meio de ações em colaboração com outros profissionais de saúde.

Veja também Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

O farmacêutico é como um segundo médico, que deve manter a população consciente do uso de medicamentos. Imagem: iStock

O farmacêutico é como um segundo médico, que deve manter a população consciente do uso de medicamentos. Imagem: iStock

DIFERENTES POPULAÇÕES, DIFERENTES CUIDADOS

Para os profissionais que trabalham diretamente com as populações indígenas, conhecer e respeitar a cultura é essencial. Saber identificar hábitos e trazer o conhecimento técnico para dentro das aldeias é a melhor forma de cuidar da saúde desses povos.

É na farmácia que os pacientes conseguem tirar dúvidas sobre como administrar os medicamentos prescritos. Por isso, cabe ao farmacêutico conseguir identificar os detalhes e características que podem prejudicar um paciente.

Conheça Novos hábitos para manter a saúde

PROFISSÃO DE SENSIBILIDADE

Muitos idosos veem nas farmácias um local seguro para conseguirem ter sucesso no tratamento de doenças, devido ao atendimento interessado dos profissionais, principalmente quando a necessidade de medicação é contínua. Além dos mais velhos, os farmacêuticos também têm grande importância sobre os adolescentes. Normalmente, são eles que procuram a farmácia em busca de contracepção. Quando há indícios de automedicação sem o auxílio de um médico, é importante que os profissionais da farmácia saibam identificar e auxiliar.

FARMACÊUTICO : AMIGO DA SUA SAÚDE

 A aferição de temperatura e pressão são atividades cotidianas do farmacêutico entre outras. Sua proximidade com a população está presente também na responsabilidade de orientar a população a cuidar melhor da saúde. O perfil solidário faz parte de todos os profissionais da farmácia e os esforços para promover o uso consciente e racional de medicamentos compõem essa tão importante profissão.

Cuide mais da sua saúde com a nossa ajuda! Clique aqui e veja as ofertas

Fontes: Blog da Saúde | Ministério da Saúde