Alimentos para prevenir a anemia

jan 31, 2021

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Alimentos para prevenir a anemia

Alimentos para prevenir a anemia

Nosso organismo precisa de nutrientes e vitaminas essenciais para funcionar bem todos os dias. Entre os necessários para a saúde, o ferro atua principalmente na formação das células vermelhas, que transportam o oxigênio pelo corpo. Entretanto, quando a quantidade de ferro não é obtida com a alimentação, pode surgir a anemia. Como evitar essa doença causada pela carência nutricional?

NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA UMA VIDA BOA

As funções imunológicas do nosso organismo dependem de como cuidamos da rotina, assim como o desenvolvimento cognitivo das crianças. Quando o organismo tem uma carência de vitaminas e nutrientes, alguns problemas podem surgir e esse é um fenômeno presente no mundo todo.

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Crianças, mulheres em idade fértil e gestantes são as mais afetadas por essa doença, em decorrência da falta de uma alimentação balanceada e com a quantidade necessária de ferro. Por isso, o incentivo à amamentação exclusiva para os primeiros seis meses é tão importante para o bebê.

E as mamães não ficam atrás. A suplementação profilática com ferro para mulheres durante o puerpério, para as gestantes e as crianças de seis a 24 meses de vida pode ser uma alternativa. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 2005 essa medida de alimentação complementar é utilizada na Rede de Atenção Básica.

Consulte um médico para saber qual o melhor plano alimentar para suas necessidades. Imagem: iStock

Consulte um médico para saber qual o melhor plano alimentar para suas necessidades. Imagem: iStock

ANEMIA PREJUDICA O CRESCIMENTO E APRENDIZADO

Entre as consequências da deficiência de nutrientes na alimentação principais estão os distúrbios psicológicos e comportamentais. Crianças com carência de ferro no organismo costumam apresentar maior dificuldade de aprendizagem, além de infecções constantes, provocadas pela debilitação da defesa imunológica.

A primeira forma de prevenir a anemia é a fortificação por meio dos alimentos naturais. Uma alimentação saudável deve conter quantidades de ferro adequadas para cada faixa etária. Opções de origem vegetal e animal, como carnes e vísceras são bem absorvidas pelo corpo.

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Também é possível encontrar quantidades essenciais de ferro em outros alimentos, como ovos, cereais, leguminosas (feijão, por exemplo). Hortaliças, como a beterraba e verduras escuras trazem nutrientes e vitaminas necessárias para o dia a dia. Planos alimentares ricos em ferro podem diminuir a necessidade de uma prescrição de sulfato ferroso por via oral ou endovenosa, em casos mais raros. Mas cuidado com os exageros!

DIAGNÓSTICO COMEÇA COM EXAMES DE SANGUE

Alguns dos sintomas como tontura, falta de apetite, palidez anormal na pele e mucosas, como a parte interna dos olhos e gengivas podem se tonar graves. Então, a medida é procurar um médico para realizar os exames e obter um diagnóstico correto. Se o exame de sangue acusar níveis de ferro abaixo do esperado, pode ser um sinal de que algo não vai bem.

Se você está com deficiência de ferro no organismo, a alimentação balanceada é a melhor forma de combater a anemia. Para isso, aposte em alimentos como leite, iogurte, pães, cereais matinais, feijão, que ajudam a suprir as quantidades desse e de outros nutrientes. Cada idade e gênero precisam de um tipo de alimentação, então vale tirar as dúvidas com um médico ou nutricionista.

A Associação Paulista de Medicina recomenda que a melhor absorção do ferro em jejum, seguida pelos alimentos com grande quantidade de vitamina C, como laranja, goiaba, limão, agrião, vegetais verde-escuros e jiló.

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Fonte: Portal Drauzio Varella | Ministério da Saúde | Blog da Saúde