Como a raiva e o estresse afetam os jovens

fev 16, 2021

0
Como a raiva e o estresse afetam os jovens

Como a raiva e o estresse afetam os jovens

Frente ao momento em que estamos vivendo, os jovens estão tendo que lidar com uma enxurrada de incertezas e medos, assim como os adultos. Por si só a adolescência é um momento único na vida, que ajuda a moldar o jovem para começar a viver uma fase adulta posterior. E é quando essa etapa da vida se torna pesada que os problemas emocionais tendem a surgir. Como proceder?

MUDANÇAS FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS

Quando as crianças vão crescendo, mudanças comportamentais e físicas começam a surgir e podem afetar o psicológico dos pequenos. Mesmo que tenha um histórico familiar saudável, as eventuais experiências na escola, bem como entre outros jovens pode dificultar o bem-estar psicológico. Nesse momento, cabe aos adultos oferecer suporte emocional para que o adolescente se sinta menos vulnerável.

Leia também Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

De acordo com a OMS, grande parte das condições de saúde mental começam já aos 14 anos de idade e não costumam ser imediatamente tratadas, portanto é preciso estar atento. Quadros de depressão são comuns entre os adolescentes por todo o mundo e as ações visam evitar que haja evolução para o suicídio.

POR QUE É PRECISO CONVERSAR

Não estabelecer diálogo saudável, no qual o adolescente possa expressar sua opinião sobre o que o aflige causa consequências que serão levadas adiante na vida adulta, prejudicando a saúde mental e física.

Para evitar problemas mais sérios, o diálogo é a melhor solução. Além disso, adotar padrões de sono saudáveis, uma rotina de exercícios e habilidades interpessoais são uma boa forma do jovem aprender a administrar suas emoções.

Conheça novos hábitos para manter a saúde

Hoje, as crianças e os adolescentes estão inseridos em uma realidade conectada e a influência das mídias sociais podem exacerbar a raiva e o estresse, por dificultarem a noção entre a realidade vivida pelo jovem e as aspirações que ele almeja conseguir através das redes.

A raiva entre os jovens

A raiva pode ser um sintoma da depressão vivenciada dentro e fora das redes sociais. Imagem: iStockPhoto

COMO COMPREENDER OS ACESSOS DE RAIVA

Não somente a tristeza e a apatia podem ser sinais de depressão, mas também os acessos de raiva e irritabilidade. Você convive com adolescentes que costumam agir com irritação? Procure analisar possíveis motivos para isso acontecer.

Uma das implicações de que algo não vai bem na saúde mental são os episódios de humor afetado. A depressão interfere diretamente na vida do adolescente e pode ser manifestada com variações de raiva e negatividade. Independentemente de serem variações leves, moderadas ou graves, a melhor estratégia é buscar intervenção psicanalítica para seus filhos.

Leia também Anticoncepcionais: mitos e verdades sobre o contraceptivo

Compreender que a raiva é um sintoma permite aos pais agir com mais assertividade, facilitando o tratamento. É essencial que se evitem os comportamentos de risco à vida e à saúde o mais rápido possível. Afinal, são os profissionais da saúde que irão começar a reconstruir a resiliência abalada do jovem, para que ele consiga estruturar sua autoestima e aprender a lidar com adversidades.

PAIS, JOVENS E ESCOLA DEVEM ESTAR EM SINTONIA

As intervenções podem ser feitas de forma online ou presencial, individuais ou em grupo. A necessidade de cada adolescente é que vai definir o tipo de tratamento. As escolas também precisam trabalhar temas sensíveis sobre a saúde mental com seus alunos, de forma a guiar os jovens e seus pais para uma possível necessidade de tratamento.

Respeitar os adolescentes e entender que cada um é uma pessoa com anseios e medos próprios, é o primeiro passo para acompanha-los de forma saudável. Isso permitirá que eles cresçam com saúde e se tornem adultos mais felizes.

Clique aqui para cuidar ainda melhor da saúde da sua família

 

Fonte: Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) | Ministério da Saúde | Revista Veja | BBC News Brasil